Conhecer boas estratégias para vender seguros é essencial para quem está iniciando na área. Mas, como em qualquer negócio, existem desafios e também oportunidades. Nesse sentido, o conhecimento sobre a área e suas demandas faz toda a diferença.
Neste artigo, vamos ajudar você a traçar um plano de ação sobre como vender seguros de forma eficiente e que traga um bom retorno. Falaremos também sobre as melhores ferramentas para ajudar nesse processo e muito mais. Boa leitura!
Como vender seguros de forma eficiente?
Vender seguros on-line ou de forma presencial requer boas estratégias, um bom conhecimento da área e disposição para personalizar os serviços para cada cliente. A seguir, confira algumas de nossas dicas para quem está iniciando o seu negócio.
1. Conheça a sua área de atuação
O ponto inicial para a criação de qualquer negócio de sucesso é o conhecimento que se tem e que se desenvolve a priori, ou seja, é buscar compreender a área de atuação na qual você quer se inserir, assim como as demandas dos clientes, as necessidades, a concorrência, além de desenvolver a expertise necessária para se sobressair no mercado.
2. Especialize-se em vender seguros
Transforme-se em um nome relevante no que se refere à venda de seguros. Quanto maior o seu conhecimento da área, mais seguro e confiante você estará para desenvolver suas estratégias de venda.
Frequente palestras, cursos, workshops e conheça sua concorrência. Esteja em contato com profissionais da área para estar sempre com dados atualizados, seja em relação a ferramentas úteis, seja para expandir os seus contatos.
3. Trabalhe o seu networking
O networking é uma estratégia imprescindível nos dias atuais. Trata-se de expandir o máximo possível os seus contatos profissionais. Com a internet e as redes sociais, esse processo fica mais fácil, ou seja, é possível seguir empresas e pessoas de interesse, além de permitir maior visibilidade para sua própria marca.
Além das redes sociais, o networking pode ser trabalhado também em eventos, palestras, cursos, feiras e workshops para interessados na área. Esses são espaços propícios para se fazer conhecer e também para estar por dentro das novidades.
4. Elabore bem o seu pitch de vendas
Desenvolver um bom pitch de vendas é preparar um discurso que seja objetivo e rápido o suficiente para que o cliente se interesse pelo que está sendo oferecido a ele.
Para obter sucesso com essa estratégia é necessário que o discurso seja de fácil compreensão, sabendo responder às dúvidas com simplicidade e objetividade.
Manter o discurso personalizado também é uma forma de demonstrar que o cliente é importante. Além disso, a utilização de gatilhos mentais pode propiciar um bom fechamento de negócio.
5. Não se esqueça do follow-up
O acompanhamento das vendas é um dos processos essenciais para alavancar o seu negócio de vender seguros. Estabelecer um relacionamento com o cliente vai ajudar a mantê-lo fidelizado à sua marca, além de estabelecer maior confiança no seu produto.
É importante utilizar ferramentas que possam manter um histórico sobre as interações com cada cliente, desde a prospecção até o último retorno, afinal, isso comprova o comprometimento da sua empresa com o cliente.
6. O funil de vendas também é importante
O funil de vendas é uma metodologia utilizada para entender todas as etapas pelas quais um lead passa, desde o primeiro contato até o último, com o fechamento de contrato.
Cada etapa do funil funciona com determinadas estratégias, por exemplo, a apresentação dos dados precisa disponibilizar conteúdos completos que possam transmitir segurança para o cliente. Em seguida, existe o interesse na resolução dos problemas e então, por fim, o fundo do funil, com o fechamento do negócio e a fidelização do cliente.
Além disso, o funil de vendas também é uma forma de acompanhar o desempenho da equipe, entendendo a porcentagem de conversão em cada etapa da venda. Assim, é possível ajustar a estratégia ou entender exatamente onde está o gap da operação.
7. Utilize a tecnologia para auxiliar nas vendas
A agilidade e a eficiência tão necessárias hoje em dia podem ser alcançadas com a tecnologia. Não por acaso, existem inúmeras ferramentas que podem proporcionar mais tranquilidade no desenvolvimento de rotinas burocráticas.
Além disso, há também sistemas de multicálculo que permitem menor esforço e mais agilidade na hora de oferecer os serviços. Outro detalhe são os sistemas de gestão, essenciais nas corretoras e que podem ajudar a otimizar a rotina, lidar com serviços de pessoal e minimizar eventuais prejuízos nos negócios.
As ferramentas ideais para quem quer vender seguros
A otimização do tempo é sempre uma das maiores preocupações no mundo dos negócios. Nesse contexto, o uso de ferramentas é essencial para que você possa vender seguros de forma eficiente e com as maiores vantagens.
Aliás, essas ferramentas podem ajudar a organizar grandes quantidades de informação, além de tratar de alguns procedimentos de rotina que vão deixar o seu negócio muito mais profissional. Abaixo, vamos detalhar algumas delas.
Uma das ferramentas mais importantes da atualidade é o WhatsApp. Esse aplicativo de mensagens e comunicação em voz e em vídeo mudou a forma como nos comunicamos, afinal, trouxe ainda mais agilidade e imediatismo nas transações.
Sendo assim, ele pode ser utilizado para fazer o acompanhamento dos clientes e acelerar a comunicação. É possível utilizar essa ferramenta para enviar informações de forma mais rápida e proporcionar aquela eficiência que os clientes gostam.
Assinatura eletrônica
Hoje em dia, é imprescindível ter uma assinatura eletrônica que seja segura, afinal, se o negócio for vender seguros on-line, por exemplo, é essencial que as propostas possam ser assinadas de forma remota e com maior segurança.
CRM com multicálculo
Um dos sistemas mais interessantes do mercado foi desenvolvido aqui, na Infocap. Trata-se do Ápice, um CRM com multicálculo, um sistema integrado para corretoras de seguros, que vai ajudar você a manter suas vendas e oportunidades de negócios sempre organizadas e com um controle que permite visualizar todas as etapas, da prospecção ao fechamento.
Além disso, é possível fazer as mais diversas cotações em segundos, otimizando e deixando ainda mais dinâmicas as suas vendas. O CRM também vai ajudar a organizar os seus processos e suas negociações, funcionando como uma agenda de alta performance.
Sistema de gestão
Outra ferramenta que pode te ajudar a vender seguros da melhor forma possível é o Corp, um sistema de gestão que vai organizar seus documentos para que você nunca se perca no meio dos processos, sem se confundir com as diversas informações de clientes diferentes.
O Corp proporciona também mais facilidade na hora de tratar do relacionamento com o cliente, lembrando datas e renovações, além de manter o controle dos sinistros e seus desdobramentos. Mais uma facilidade é o CorpNow , que vai deixar você sempre conectado com as informações do seu sistema de gestão por meio do celular.
Concluindo, vender seguros de forma eficaz envolve o domínio de estratégias, o uso de tecnologia e a capacidade de personalizar serviços para cada cliente.
Compreender a área de atuação, estabelecer um networking sólido e oferecer serviços personalizados são cruciais. Ferramentas, como WhatsApp e sistemas de gestão, auxiliam nesse processo, garantindo uma experiência otimizada tanto para o vendedor quanto para o cliente.
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