A transformação digital tem se mostrado uma grande aliada para as corretoras de seguros na gestão de seus negócios.
Com o surgimento de novas tecnologias, essas empresas passaram a contar com sistemas cada vez mais sofisticados e integrados, que permitem uma gestão mais eficiente e otimizada de todas as etapas do processo de vendas de seguros, desde a cotação até a emissão de apólices e a gestão de sinistros.
Além disso, por meio da transformação digital, os softwares de gestão para seguradoras passaram a oferecer recursos avançados de análise de dados, o que permite às marcas terem uma visão mais completa e precisa de seus negócios, possibilitando ainda uma tomada de decisão estratégica e mais assertiva.
No entanto, com tantas possibilidades, desde CRMs, ERPs, Sistemas de Gestão e Multicálculo, qual é a melhor opção de sistema para corretora de seguros?
Se você é corretor e tem dúvida sobre que tipo de solução adotar, este artigo pode ajudar. Vamos fazer um apanhado sobre alguns tipos de sistemas existentes no mercado e explicar como cada um deles pode ser útil à sua corretora. Acompanhe!
Setor de seguros: como a transformação digital pode contribuir para o aumento da produtividade?
A transformação digital pode aumentar a produtividade das empresas ao automatizar processos e simplificar tarefas, permitindo que os colaboradores se dediquem a atividades estratégicas.
Para corretoras de seguros, a tecnologia pode ser especialmente benéfica, pois sistemas integrados e automatizados podem agilizar o processo de vendas de seguros e oferecer recursos avançados de análise de dados para uma melhor compreensão do mercado e dos clientes.
Portanto, a escolha do sistema para corretora de seguros adequado pode aumentar a eficiência da equipe e proporcionar uma melhor experiência para o cliente.
Sistema para corretoras de seguros: conheça os tipos e as principais vantagens na gestão
As corretoras de seguros têm à disposição diversos tipos de sistemas que podem auxiliar na gestão de seus negócios, como o Multicálculo, o ERP e o CRM. Cada um desses sistemas apresenta características e funcionalidades específicas que podem ser úteis em diferentes aspectos.
A seguir, confira as principais vantagens de cada um desses tipos de sistemas para corretora de seguros e como eles podem ajudar na gestão.
Multicálculo
Muito utilizados para simplificar e agilizar o processo de cotações, os multicálculos se popularizaram há alguns anos, principalmente em corretoras que trabalham mais fortemente com o ramo automóvel.
No início, apenas as grandes corretoras tinham acesso a este tipo de solução, que tinha um custo bastante elevado, utilizava exclusivamente webservices e contava com uma série de restrições das seguradoras.
Contudo a criação e o avanço das tecnologias de desenvolvimento de robôs permitiu que corretoras menores também pudessem usufruir das vantagens de ferramentas de multicálculo.
Aos poucos, os multicálculos foram ganhando espaço. Hoje eles são imprescindíveis na área comercial das corretoras, até pela necessidade cada vez maior de uma resposta rápida ao cliente.
Com a evolução, outras funções e outros ramos também foram sendo incorporados às ferramentas. O MULTI e o Ápice, por exemplo, contam com cotações dos ramos auto, moto, caminhão, residencial, condomínio, empresarial e vida individual.
Ainda tem a consulta de parcelas vencidas buscadas nos portais das seguradoras, importação de apólices, estatísticas do veículo, preço médio do seguro auto, simulação de comissões, dentre outras funcionalidades.
- Finalidade: ajuda a agilizar o processo de cotação.
- Abrangência: útil na área comercial da corretora.
- Indicação: corretoras de qualquer porte.
ERP
ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning em inglês, em uma tradução literal para o português, teríamos algo como “Planejamento dos Recursos da Empresa”, que aqui no Brasil ficou conhecido como Sistema de Gestão Empresarial. São sistemas que visam integrar todos os processos de uma organização.
Presentes em grandes corporações, costumeiramente necessitam de recursos complexos, customizações, integrações entre sistemas especialistas para consolidar números de setores com produção, contabilidade, financeiro, controle de estoque, folha de pagamento etc.
Entretanto, ao longo do tempo, muitos setores tiveram necessidades bem particulares e definidas, abrindo espaço para a criação de sistemas de gestão para nichos específicos. No caso de uma corretora, os sistemas de gestão para corretora de seguros normalmente abrangem a área comercial, financeira e operacional da empresa.
Com isso, contemplam controles que vão desde negociações com os clientes, passando por propostas, emissão da apólice, faturas, endossos, acompanhamento de parcelas, recebimento e repasse de comissões, sinistros, fluxo de caixa etc.
Uma característica bastante comum é a existência de relatórios e gráficos para análise gerencial e tomada de decisões.
O alto custo das mensalidades e a necessidade de profissionais capacitados para operar esse tipo de sistema para corretora de seguros fazia com que, até pouco tempo atrás, essa solução fosse uma exclusividade de corretoras de médio e grande portes.
No entanto, a evolução da tecnologia, que vem possibilitando mais integrações e automações, fez com que a necessidade de mão de obra para operação desses sistemas diminuísse. Dessa forma, passou a apresentar uma ótima relação custo-benefício, ainda mais com a diminuição gradual nos valores de mensalidades ao longo dos anos.
- Finalidade: integração de rotinas e processos de toda a corretora.
- Abrangência: útil em todos os setores da corretora.
- Indicação: corretoras de qualquer porte, porém imprescindível em corretoras de médio e grande portes.
CRM
Embora a sigla CRM tenha se difundido nos últimos anos, sua proposta é menos abrangente do que muitos imaginam. A sigla CRM é uma abreviação de Customer Relationship Management, ou traduzindo, Gestão de Relacionamento com o Cliente.
Como o próprio nome sugere, a ideia é controlar todos os passos do relacionamento entre a empresa e o cliente, coletando e armazenando uma série de dados que ajudam a entender suas atividades, necessidades e hábitos de consumo.
O uso correto de um sistema para corretora de seguros pressupõe o registro de todos os contatos entre a empresa e o cliente. É algo que precisa fazer parte da cultura da empresa. Pode ser trabalhoso e requer disciplina para conseguir colher os resultados.
No caso específico de uma corretora de seguros, você deve manter um registro das visitas feitas ao cliente, pontos importantes das conversas por ligações telefônicas, troca de e-mails e mensagens, enfim, um histórico de todas as interações.
Além disso, é importante ter sempre atualizados aqueles dados mais relevantes sobre o cliente, ajudando a oferecer os seguros mais adequados a cada perfil.
Como escolher um CRM
A maioria dos CRM existentes no mercado tem foco quase exclusivo na área de vendas. Isso pode ser útil para aquelas empresas cujo relacionamento com o cliente termina com a efetivação da venda. Mas definitivamente esse não é o caso de uma corretora de seguros.
Sem dúvida que um bom funil de vendas ajuda a organizar o processo comercial, apontando a temperatura e a prioridade de cada negociação e gerando métricas de conversão. Entretanto, o registro dos contatos pós-venda continuam sendo necessários.
É sempre importante avisar o cliente sobre o vencimento de suas parcelas, parabenizá-lo em datas comemorativas, calcular e efetuar eventuais endossos e aquilo que ninguém gostaria: prestar um bom atendimento no caso de sinistro.
- Finalidade: auxiliar no relacionamento com os clientes.
- Abrangência: útil nos setores da corretora que tem contato com o cliente, como o comercial e o atendimento de sinistros.
- Indicação: corretoras de qualquer porte.
Afinal, como escolher o sistema para corretores ideal?
Escolher o sistema ideal para uma corretora de seguros pode parecer uma tarefa difícil, mas é fundamental para garantir uma gestão eficiente e aumentar a produtividade do negócio. Nesse contexto, para escolher o sistema adequado, é necessário levar em consideração algumas questões, tais como:
- Avalie as necessidades da sua corretora: identifique quais são as principais demandas da sua corretora e quais processos precisam ser otimizados. Isso ajudará a escolher um sistema que atenda às necessidades específicas do seu negócio.
- Pesquise e avalie opções: existem diversas opções de sistemas para corretoras de seguros no mercado, por isso é importante pesquisar e avaliar todas aquelas disponíveis. Verifique as funcionalidades, os recursos e os custos de cada sistema e analise qual deles é mais adequado para o seu negócio.
- Considere a integração: certifique-se de que o sistema para corretora de seguros escolhido é compatível com outras ferramentas que você utiliza, como softwares de gestão financeira e de vendas. Afinal, uma integração eficiente pode otimizar ainda mais os processos da sua empresa.
- Verifique a facilidade de uso: é importante escolher um sistema fácil de usar e que permita uma rápida adaptação pelos colaboradores da corretora.
- Avalie o suporte técnico: por fim, veja se a empresa fornecedora do sistema para corretora de seguros oferece um suporte técnico de qualidade e se está disponível para atender às necessidades da sua corretora.
Já se os processos operacionais e gerenciais estão consumindo muitos recursos e você está sem tempo para vender e atender seus clientes, então o ideal seria optar por um Sistema de Gestão (ERP).
Conheça a Infocap: empresa especialista em soluções tecnológicas para o mercado de seguros
A Infocap é uma empresa que atua no mercado de soluções tecnológicas para corretoras de seguros. Com mais de 30 anos de experiência, a companhia oferece soluções inovadoras e eficientes para ajudar as empresas de corretagem de seguros a gerirem melhor os seus negócios, promovendo maior eficiência e produtividade.
Os planos oferecidos pela Infocap são adaptáveis às necessidades de cada corretora, desde as menores até as de grande porte. Além disso, a empresa oferece suporte técnico de qualidade e treinamento para as equipes, garantindo que os colaboradores possam aproveitar plenamente todas as soluções oferecidas.
Vale ressaltar que o objetivo da Infocap é ajudar as corretoras de seguros a terem uma gestão mais eficiente, produtiva e estratégica, utilizando a tecnologia a seu favor. É justamente por isso que investimos cada vez mais em soluções inovadoras e adaptáveis, tendo alcançado destaque no mercado de gestão de corretoras de seguros.
Entre as soluções tecnológicas que disponibilizamos para os nossos clientes, destacam-se os seguintes produtos:
Corp
O Corp é uma solução completa para a gestão de corretoras de seguros, oferecida pela Infocap. Com esse produto, as corretoras podem gerenciar todo o processo de venda, desde a cotação até a emissão de apólices e a gestão de sinistros.
O produto apresenta também diversas vantagens no gerenciamento dos negócios, incluindo a redução de custos, pois elimina a necessidade de aquisição e manutenção de servidor e estrutura física para a corretora.
Além disso, como é hospedado em servidores contratados e gerenciados pela própria Infocap, o sistema garante segurança e alto desempenho. Vale lembrar também que o Corp tem controle de acesso restrito por horários e dias específicos, permite acesso remoto por qualquer navegador de internet e está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Com todas essas vantagens, o Corp é uma solução completa e eficiente para a gestão de corretoras de seguros. Se você busca uma solução para otimizar a gestão da sua corretora, conheça melhor o Corp e escolha a melhor opção para o seu negócio.
Multi
O Multi é uma solução de multicálculo oferecida pela Infocap para corretoras de seguros. Com ele, é possível cotar diversos tipos de seguros de forma rápida e eficiente, garantindo uma maior produtividade para a equipe de vendas da corretora.
Em geral, a solução permite realizar cálculos personalizados para cotações de seguros, adaptando-se ao perfil e exigências de cada corretora.
A solução possibilita a configuração das seguradoras de acordo com cada usuário e permite criar uma quantidade ilimitada de versões da mesma cotação com diferentes coberturas e comissões — aumentando a flexibilidade na apresentação de opções de seguros para os clientes.
Com todas essas vantagens, o Multi é uma solução eficiente para a gestão de cotações de seguros para corretoras. Se você busca uma solução de multicálculo para otimizar a gestão da sua corretora de seguros, clique aqui e saiba mais.
Ápice
O Ápice é uma solução de CRM com multicálculo para corretoras de seguros, que ajuda a organizar a área comercial da corretora, controlando o negócio desde a prospecção até o fechamento.
Com o Ápice, é possível utilizar o sistema somente para fazer cotações de seguros, explorar apenas o CRM com funil de vendas ou aproveitar toda a solução, usufruindo ao máximo as vantagens de um sistema de vendas completo.
Conheça o Ápice e escolha o plano que melhor se adequa às suas necessidades.
Eleve a gestão da sua corretora de seguros com a Infocap
Se você quer elevar a gestão da sua corretora de seguros e aumentar a eficiência dos seus processos, conte com a Infocap. Oferecemos soluções tecnológicas de ponta para corretoras de seguros, como o Corp, o Multi e o Ápice, que podem ser customizadas de acordo com as necessidades específicas do seu negócio.
Entre em contato conosco e conheça nossas soluções de sistema para corretora de seguros e descubra como elas podem contribuir para o sucesso da sua corretora.