Se você quer entender melhor o que são leads, como consegui-los, como gerenciar e se relacionar com os seus consumidores em potencial, leia este artigo até o final.
Antes de continuar, se você ainda não iniciou uma estratégia digital para sua corretora, leia este outro artigo que já publicamos aqui no blog Infocap sobre Como Divulgar Sua Corretora De Seguros No Google, pois ele vai ajudar bastante com os primeiros passos na captação e relacionamento com seus leads.
Primeiramente vamos responder uma outra pergunta: o que é um lead? Lead é uma pessoa que demonstra interesse em adquirir um produto ou serviço, mas não necessariamente já esteja preparada para que você faça uma oferta.
Antes de fazer uma oferta, é fundamental que você consiga estreitar o relacionamento com esse lead, por exemplo, mostrando mais a fundo como é sua empresa, seus valores, os benefícios e vantagens que os seus produtos e serviços oferecem, fazendo com que ele veja testemunhos ou casos de sucesso de outros clientes que você já fidelizou (isso é uma das coisas que mais ajuda na hora de vender para um novo cliente). Enfim, você precisa envolvê-lo com a sua proposta de valor para que de fato ele venha a se tornar uma oportunidade de negócio.
Com o impacto da transformação digital e a quantidade enorme de informações disponíveis na internet, a forma de fazer negócios está mudando, porque a forma que o consumidor se comporta, interage e pesquisa para adquirir produtos e serviços também está mudando.
Ter uma presença digital e buscar novos clientes através da internet é uma estratégia cada vez mais comum no mercado de seguros, pois muitas corretoras estão investindo para ganhar destaque no mercado e encontrar novas oportunidades de vendas.
E você? Já deu passos para iniciar uma estratégia digital e posicionar sua corretora na internet? Se quiser se aprofundar nesse assunto, não deixe de ler este outro artigo que criamos sobre Como Sua Corretora É Reconhecida No Mercado? Afinal, pensar com estratégia e ter um plano sobre o posicionamento da sua marca no mercado é o que pode diferenciar sua corretora das demais, caso contrário, sua corretora corre o risco de ser apenas mais uma na multidão.
Você já entendeu o que são leads, mas como encontrá-los?
Um lead se diferencia das outras pessoas que de alguma forma encontram sua corretora na internet, pelo fato de que o lead se interessa pelo seu produto ou serviço a ponto de enviar uma mensagem ou preencher um formulário, fornecendo alguns dados para que você possa fazer um contato com ele em algum momento.
Mas para que você seja encontrado, é preciso que você apareça para as pessoas que você quer ter como clientes, para isso você precisa saber quem elas são e como impactar elas através da internet e das redes sociais através de conteúdos que chamem sua atenção.
Na prática você precisa definir quem é o público alvo, ou seja, saber com a maior riqueza de detalhes quem irá ver seu conteúdo e onde este público está, suas mídias e canais favoritos. Quais são os maiores desafios que eles enfrentam, como é a sua rotina, o que eles curtem, quem eles seguem. Para isso, indicamos que você faça um exercício de se colocar no lugar dele para ter a sensação similar ao que ele sente ao encontrar um conteúdo.
Para facilitar para você, vamos colocar abaixo um modelo de funil de marketing, onde você vai compreender melhor a dinâmica de todo esse processo.

Produza os conteúdos nas redes sociais
O objetivo da produção de conteúdos é se relacionar com o seu seu público, e com isso, de alguma forma facilitar que encontrem uma solução para os seus problemas.
Considere que você definiu que, a cada mês, deverá criar e publicar 10 posts nas redes sociais, tenha em mente de que feito é melhor do que perfeito, e no caso dos seus conteúdos, ser transparente com o público e autêntico na sua forma de se comunicar é muito melhor do que tentar impressionar e parecer falso.
Determine os prazos ou a frequência para que esses posts sejam produzidos, revisados e publicados nas suas redes. Todos os canais possuem indicadores de performance das publicações, como curtidas, visualizações e compartilhamentos, dessa forma você poderá entender melhor o comportamento do seu público e ajustar os dias, horários e formatos que mais chamam atenção.
Sempre que possível deixe uma chamada para ação
Chamadas para ação ou CTA’s (call to action) devem ser inseridas em qualquer formato de conteúdo. Essas são aquelas palavras ou termos que induzem as pessoas a tomarem uma ação específica, exemplos: Clique aqui; Fale conosco; Solicite uma cotação; etc…
Se você quiser que as pessoas façam contato com você, você precisa incentivá-las e remover todos os obstáculos, encurtando esse caminho, use CTA’s em todos os posts e conteúdos que produzir.
Anúncios pagos no Google e outras plataformas
Links patrocinados e anúncios pagos são utilizados para aumentar ainda mais o alcance da sua estratégia digital, e com certeza é a melhor forma de alcançar novos leads. Uma dica valiosa aqui é NUNCA UTILIZAR O BOTÃO DE IMPULSIONAR das redes sociais, pois ali você estará literalmente rasgando seu dinheiro.
O assunto é complexo e não vamos aprofundar nesse artigo, mas numa próxima oportunidade. Caso você tenha interesse em colocar em prática uma estratégia de anúncios, recomendamos que você busque uma consultoria especializada para essa tarefa, pois vale muito a pena investir nesse tipo de campanha.
Invista na automação dos processos
Uma falha que acontece com bastante frequência é a falta de automação em alguma parte do processo de geração de leads. Estamos falando da ausência de soluções em CRM para corretoras de seguros e também de website com formulários para captação dos leads.
Dependendo do volume de leads gerado, essas são ferramentas indispensáveis para que você não perca oportunidades de negócios.
A Infocap possui soluções que integram Multicálculo, CRM e Web Site em um único produto, que atendem corretoras de todos os tamanhos. Utilizando essas ferramentas os corretores podem fazer a gestão completa desde a captação dos leads até o fechamento de negócios dentro da mesma plataforma.
Planos de longo prazo
Como vimos ao longo deste artigo, geração de leads e produção de conteúdo é uma empreitada que demanda dedicação e aprendizado. O segredo aqui é pensar e planejar em longo prazo.
Ninguém consegue gerar leads de forma consistente publicando algumas vezes em alguns meses, é necessário constância e persistência para dominar ferramentas e compreender os comportamentos do público alvo, além de fazer muitos testes.
Sua capacidade de firmar um compromisso de longo prazo com sua corretora é um dos segredos do sucesso, e sua corretora precisará gerar leads se quiser se manter no mercado e crescer cada vez mais.
Espero que tenha ajudado com as informações e dicas neste artigo, para saber ainda mais continue nos acompanhando aqui no blog e nas redes sociais.
Até a próxima!