CRM, ERP, Sistema de Gestão, Multicálculo… em meio a tantas possibilidades, qual a melhor opção de sistema para corretora de seguros? Se você é corretor tem dúvida sobre que tipo de solução adotar, este artigo pode ajudar. Vamos fazer um apanhado sobre alguns tipos de sistemas existentes no mercado e explicar como cada um deles pode ser útil na sua corretora.
MULTICÁLCULO
Muito utilizados para simplificar e agilizar o processo de cotações, os multicálculos se popularizaram há alguns anos, principalmente em corretoras que trabalham mais fortemente com o ramo Automóvel. No início apenas as grandes corretoras tinham acesso a este tipo de solução, que possuía custo elevado, utilizava exclusivamente webservices e possuía uma série de restrições das seguradoras. Contudo a criação e o avanço das tecnologias de desenvolvimento de robôs permitiu que corretoras menores também pudessem usufruir das vantagens de ferramentas de multicálculo.
Aos poucos os multicálculos foram ganhando espaço. Hoje eles são imprescindíveis na área comercial das corretoras, até pela necessidade cada vez maior de uma resposta rápida ao cliente. Com a evolução, outras funções e ramos também foram sendo incorporados às ferramentas. O MULTI, por exemplo, conta com cotações dos ramos Residencial, Empresarial e Vida Individual, além dos segmentos de Motos e Caminhões no ramo Auto. Possui ainda a consulta de parcelas vencidas buscados nos portais das seguradoras, importação de apólices, estatísticas do veículo, preço médio do seguro, simulação de comissões, dentre outras funcionalidades.
- Finalidade: ajuda a agilizar o processo de cotação
- Abrangência: útil na área comercial da corretora
- Indicação: corretoras de qualquer porte
CRM
Embora a sigla CRM tenha se difundido nos últimos anos, sua proposta é menos abrangente do que muitos imaginam. A sigla CRM é uma abreviação de Customer Relationship Management, ou traduzindo: Gestão de Relacionamento com o Cliente. Como o próprio nome sugere, a ideia é controlar todos os passos do relacionamento entre a empresa e o cliente, coletando e armazenando uma série de dados que ajudam a entender suas atividades, necessidades e hábitos de consumo.
O uso correto de um sistema dessa natureza pressupõe o registro de todos contatos entre a empresa e o cliente. É algo que precisa fazer parte da cultura da empresa. Pode ser trabalhoso e requer disciplina para conseguir colher os resultados. No caso específico de uma corretora de seguros, você deve manter um registro das visitas feitas ao cliente, pontos importantes das conversas por ligações telefônicas, troca de emails e mensagens, enfim, um histórico de todas as interações. Além disso é importante ter sempre atualizados aqueles dados mais relevantes sobre o cliente, ajudando a oferecer os seguros mais adequados a cada perfil.
A maioria dos CRM existentes no mercado tem foco quase que exclusivo na área de vendas. Isso pode ser útil para aquelas empresas onde o relacionamento com o cliente termina com a efetivação da venda. Mas definitivamente este não é o caso de uma corretora de seguros. Sem dúvida que um bom funil de vendas ajuda a organizar o processo comercial, apontando a temperatura e prioridade de cada negociação e gerando métricas de conversão. Entretanto o registro dos contatos pós venda continuam sendo necessários. É sempre importante avisar o cliente sobre o vencimento de suas parcelas, parabeniza-lo em datas comemorativas, calcular e efetivar eventuais endossos e – aquilo que ninguém gostaria, prestar um bom atendimento no caso de sinistro.
- Finalidade: auxiliar no relacionamento com clientes
- Abrangência: útil nos setores da corretora que tem contato com o cliente, como o comercial e atendimento de sinistros
- Indicação: corretoras de qualquer porte
ERP
ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning em inglês. Em uma tradução literal para o português, teríamos algo como “Planejamento dos Recursos da Empresa”. Contudo aqui no Brasil ficou conhecido como Sistema de Gestão Empresarial. São sistemas que visam integrar todos os processos de uma organização. Presentes em grandes corporações, costumeiramente necessitam de recursos complexos, customizações, integrações entre sistemas especialistas para consolidar números de setores com produção, contabilidade, financeiro, controle de estoque, folha de pagamento, etc.
Entretanto, ao longo do tempo, muitos setores tiveram necessidades bem particulares e definidas, abrindo espaço para a criação de sistemas de gestão para nichos específicos. No caso de uma corretora de seguros, os sistemas de gestão normalmente abrangem a área comercial, financeira e operacional da empresa. Com isso, contemplam controles que vão desde as negociações com os clientes, passando pelas propostas, emissão da apólice, faturas, endossos, acompanhamento de parcelas, recebimento e repasse de comissões, sinistros, fluxo de caixa, etc. Uma característica bastante comum é a existência de relatórios e gráficos para análise gerencial e tomada de decisões.
O alto custo das mensalidades e a necessidade de profissionais capacitados para operar este tipo de sistema fazia com que, até pouco tempo atrás, este tipo de solução fosse uma exclusividade de corretoras de médio e grande portes. No entanto a evolução da tecnologia, que vem possibilitando mais integrações e automações, fez com que a necessidade de mão de obra para operação desses sistemas diminuísse. Desta forma passou a apresentar uma ótima relação custo x benefício, ainda mais com diminuição gradual nos valores de mensalidades ao longo dos anos.
- Finalidade: integração de rotinas e processos de toda a corretora
- Abrangência: útil em todos os setores da corretora
- Indicação: corretoras de qualquer porte, porém imprescindível em corretoras de médio e grande porte
Então, qual o melhor sistema para a minha corretora de seguros?
Talvez a pergunta a ser feita não é qual o melhor sistema para a sua corretora de seguros, mas qual é exatamente a sua necessidade. Se sua corretora já está bem organizada e precisa apenas de agilidade nas cotações, o indicado seria focar em um multicálculo. Se além disso você tem dificuldade em organizar seu processo de vendas e/ou atendimento aos clientes, um CRM pode ajudar a solucionar o problema. Já se os processos operacionais e gerenciais estão consumindo muitos recursos e você está sem tempo para vender e atender seus clientes, então o ideal seria optar por um Sistema de Gestão (ERP).
Diante das necessidades singulares do corretor moderno, a Infocap preparou novos recursos dentro do seu já consagrado sistema de gestão. Agora o CORP, que já possui um amigável robô colaborativo e integração com o multicálculo MULTI, conta também com as principais funções de um CRM, como funil de vendas e controle de relacionamentos. Dessa forma o CORP passa a ser um dos sistemas de gestão mais completos do mercado, com CRM e ERP trabalhando de forma integrada para proporcionar ao corretor o que há de melhor nos dois mundos.
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