Acompanhando recentes manchetes em revistas especializadas do mercado de seguros, jornais e periódicos semanais e mensais, vemos uma grande avalanche de investimentos, até mesmo de grandes grupos internacionais, nas chamadas Corretoras On-line. Para conhecimento de alguns que nos leem, as corretoras on-line, são empresas criadas com foco única e exclusivamente na venda de seguros através da internet. Essas empresas montam uma estrutura tecnológica de softwares e hardware que possibilitam e facilitam a comercialização de apólices (inclusive automóvel para pessoa física). Fazem com que o internauta realize automaticamente o cálculo de seguros diretamente no seu site e em seguida entram em contato, via telefone por uma equipe de call-center, para finalizar o negócio. Fazem parcerias com seguradoras e trabalham com comissões ultra-reduzidas o que deixam o internauta (segurado), se não bem interessado, ao menos com uma pulga atrás da orelha: “por que este seguro custa 20, 25, 30% mais barato que o meu corretor de seguros tradicional oferece ?? ”Mas, estas corretoras de seguros não trabalham pacificamente, esperando de braços cruzados que o internauta acesse o seu site para fechar um negócio. Com certeza não iriam investir milhões de dólares para isso. Eles trabalham ativamente com algumas frentes: Marketing agressivo e call-centers trabalhando em cima da base de dados, informação existente. É isso mesmo: base de dados e informações existentes. E centenas de milhares de informações, documentos, apólices. Mas como uma empresa que está chegando no Brasil possui base de dados de clientes com vencimento de apólice, risco segurado, etc? Fica difícil afirmarmos de forma definitiva, mas certamente existem algumas hipóteses. Mas o que pretendemos aqui é deixar um alerta para a preocupação que devemos ter com a segurança das informações. Ela vale. E vale muito. Certamente estas empresas possuem muita informação e provavelmente informação também de seus clientes. Por isso acreditamos que você deve tomar algumas medidas cautelares para evitar que as informações da sua empresa, do seu patrimônio maior, que é o seu cliente, caiam em mãos indevidas. Vamos a elas:
1 – Evite a instalação de programas que você não conhece a fonte ou a empresa
A facilidade de roubar informações dos computadores, através da instalação de um software no seu computador, é real e cotidiana. Hoje em dia é muito fácil desenvolver um aplicativo deste tipo e depois de instalado você nem nota que suas informações estão sendo remetidas para algum local. Os e-mails que você recebe sem procedência conhecida, solicitando simplesmente para “clicar aqui”, podem ser uma grande ameaça para as suas informações. A instalação do mesmo pode abrir uma porta na sua empresa para um acesso remoto de estranhos. Também não instale programas que você não conhece a procedência e a empresa. Você deixaria um vendedor de livros que bate à sua porta entrar na sua casa sem que você o conhecesse? Mas talvez se ele deixasse você ficar lendo os livros na sala enquanto ele fosse até o seu quarto, a sua cozinha, etc, você toparia? Então por que deixar um software estranho, de uma empresa que você não conhece, ser instalado no seu computador? Você sabe se este software não pode estar remetendo informações para fora da sua empresa sem que você saiba? Como você pode saber se esta empresa não tem uma parceria para fornecer informações para uma dessas corretoras on-line que estão se instalando no país? Tome cuidado com isso, pois a sua informação vale muito. Conheça o software e a empresa que desenvolve este software. É extremamente importante para evitar que suas informações sejam “jogadas ao mundo”.
2 – Tome cuidado com a segurança dos seus computadores
Em um simples pendrive podemos ter centenas de milhares de informações de apólices de seguros. Portanto é recomendável um controle de segurança no servidor onde se encontra o seu banco de dados principal. Tome medidas para que este servidor não seja de fácil acesso fisicamente e logicamente para evitar a cópia das informações. Porém não negligencie o backup. Ele é extremamente importante para as empresas. Não são raros casos que vemos de empresas que perdem suas informações por não ter uma política de backup bem definida e implantada.
3 – Tome cuidado com as suas senhas e as permissões de acesso às informações
Cada vez mais as informações estarão disponíveis na internet. E para ter acesso a elas, você deve informar suas credenciais de acesso (usuário e senha). O que vemos constantemente no mercado é uma despreocupação total com a questão das senhas. Cuidado com senhas muito simples, pois são fáceis de serem quebradas. Mantenha uma política para isso. Também tenha uma preocupação com as permissões de acesso dadas a pessoas da corretora, sejam elas colaboradores ou produtores. Saiba quais informações elas estão acessando, se elas têm permissão de realizar alteração de informação, relatórios ou somente a consulta. Verifique se o seu sistema de gestão possui bloqueio para isso e se possui uma auditoria de tudo que o usuário fez no sistema. E lembre-se de bloquear todas essas permissões sempre que um colaborador deixar a empresa, evitando que ele possa continuar acessando as informações indevidamente.Estes certamente não são os únicos cuidados a serem tomados, mas certamente são um bom começo. O ideal é estar sempre atualizado para estas questões de segurança, afinal a informação da sua empresa vale muito, não só para você, mas também para os seus concorrentes!