É perfeitamente normal estudarmos o mercado antes de ingressarmos em uma nova profissão, ainda mais quando estamos com o objetivo de construir uma carreira de sucesso. Analisar número, acompanhar os investimentos na área, formação de novas empresas e diversificação de produtos é muito importante, mas como em todo setor da nossa economia, o profissional precisa ser mais do que tudo resiliente.
São inúmeros os obstáculos para se firmar como um Corretor de Seguros e mais ainda para se manter, seja pela concorrência com corretoras que trabalham com comissão mínima para conquistar clientes, pelas famigeradas “Proteções Veiculares”, ou até mesmo pelas constantes mudanças nas leis que os forçam a se adaptar.
A pergunta que fica sempre é a mesma, seja para quem está chegando agora ou para quem já está nesse ramo há décadas: “Vale a pena investir na carreira de Corretor de Seguros?”.
Mercado em Crescimento
Bom, existem muitas variantes para responder essa pergunta, se formos olhar para o avanço do mercado, segundo a CNSeg, o setor teve crescimento de 3,6% em Janeiro/21 comparado ao mesmo mês do ano anterior. Se levarmos em consideração que em Janeiro/20 ainda não conhecíamos a COVID-19 e estávamos com a economia aquecida, esse número fica ainda mais impressionante.
Segundo o Jornal Contábil, o mercado de seguros promete ser uma das profissões de destaque em 2021 já que, além dos crescimento mostrado nos números acima, muitas pessoas perceberam a importância de se ter um seguro de vida ou um plano de saúde para cobrir as necessidades em um momento como esse.
Adaptação às Mudanças
Embora tenhamos notícias empolgantes, como já mencionamos anteriormente, o corretor precisa ser extremamente RESILIENTE e se adaptar ao mercado.
Com a evolução da tecnologia e as crescentes mudanças no cenário, não basta “apenas” conhecer os produtos, é necessário estar em todos os lugares, ter agilidade e humanização no atendimento ao cliente, tudo ao mesmo tempo e sempre. E não, isso não é impossível. Para isso o corretor precisa se cercar de informações e ferramentas que sejam suas aliadas e a Infocap trabalha para manter esta profissão sempre em evidência, como protagonistas deste mercado.
Além dos já conhecidos sistema de gestão e multicálculo, que foram divisores de águas para o setor, nós seguimos tornando o corretor resiliente, oferecendo a presença digital, com site totalmente adaptado ao multicálculo, encurtando distâncias com a possibilidade de trabalhar em escritórios remotos ou home-office, diminuindo processos manuais, aumentando sua rede e mantendo o corretor de seguros sempre à frente.
Mas afinal, vale a pena ou não?
Como a escolha de qualquer carreira, esta é uma decisão muito particular. Como dissemos anteriormente, a profissão tem desafios e oportunidades. Ao longo dos mais de 30 anos de experiência neste mercado, nos deparamos com inúmeros casos de muito sucesso e outros que não tiveram o mesmo destino. Mesmo aqueles que apresentaram grandes resultados até então sempre tiveram que se reinventar a cada novo ciclo de mudanças. Como dizem no mercado financeiro: lucros passados não são garantia de lucros futuros. Mas lembre, nada acontece por acaso. Ao decidir por esta carreira é necessário esforço e dedicação. É necessário buscar conhecimento constante e investir no negócio. Faça valer a pena! E conte com a Infocap para ajudar a alcançar seus objetivos.
Fontes: Jornal Contábil e Valor Econômico