UM DOS SEGREDOS DO SUCESSO ESTÁ EM CONHECER O SEU CLIENTE

Muito já foi dito sobre estratégias de captação de novos clientes e como mantê-los em sua cartela, por meio de um relacionamento sólido. Porém, para que esse processo ocorra de forma saudável e verossímil é preciso conhecer o cliente.

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Muito já foi dito sobre estratégias de captação de novos clientes e como mantê-los em sua cartela, por meio de um relacionamento sólido. Porém, para que esse processo ocorra de forma saudável e verossímil é preciso conhecer o cliente.

Isso pois cada pessoa possui uma maneira de organizar as ideias e processar informações, o que fica ainda mais explícito no hábito de compra. Além disso, para que o pós-vendas seja satisfatório é importante que o vendedor identifique o perfil do cliente, fazendo com que ele sinta segurança e satisfação em suas escolhas.

Mas, como conhecer o cliente em suas particularidades pessoais? Existem algumas definições a respeito da personalidade do comprador que podem auxiliá-lo nessa descoberta. Confira:

Perfil analítico: como o próprio nome já diz, essa é aquela pessoa que se atenta aos mínimos detalhes antes da compra, com questionamentos pontuais e específicos antes da tomada de decisão. Para conquistar esse tipo de cliente o ideal é presenteá-lo com materiais gráficos de informação. Quanto mais detalhes e estatística, melhor.

Perfil dominante: é aquele cliente que já sabe o que precisa e aciona você com um pedido muito definido. Por isso, ao oferecer uma segunda opção (dois seguros, por exemplo) é importante que essa opção seja defendida de forma clara e direta.

Perfil estável: o famoso “cliente dos sonhos”, visa a boa relação ao longo da negociação, importando-se com as relações interpessoais. A melhor forma de ganhar a atenção desse indivíduo é considerar que bem-estar e conforto são fundamentais.

Perfil influente: gosta de criar relações, fazer conexões e de possibilidades. Por isso, é preciso trabalhar com os sentidos desse cliente. Prepare o café e o assunto. Fidelize por meio de uma boa conversa. Mostre o escritório, a equipe. Quanto mais parte do processo ele se sentir, maior sua chance de conversão em vendas.

Não importa qual seja o estilo do seu cliente, todos querem um atendimento que vá além do respeitoso e solucione suas necessidades. Para isso, o uso de tecnologia acertada é fundamental. Conheça nossos produtos e aplique nossas soluções no dia-a-dia da sua corretora.

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Artigo por

Charles Poltronieri
Fundador e CEO da Infocap TI, atua no mercado de seguros desde 1985, sendo professor da Escola de Negócios e Seguros há mais de 20 anos, onde ministra as disciplinas de Gestão Empresarial para Corretores de Seguros e Noções de Informática. Apaixonado por tecnologia, formado em Ciência da Computação, Pós Graduado em Análise de Sistemas e com MBA em Gestão Empresarial pela FGV/RJ. A base da experiência foi adquirida trabalhando na área de TI de 3 seguradoras (Novoseguro, União de Seguros e Bradesco Seguros).
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