TENDÊNCIAS DO MERCADO DE SEGUROS NO BRASIL

A era das start-ups trouxe reflexos para várias áreas do mercado brasileiro. Com os seguros, não foi diferente: agilidade e inovação tecnológica passaram a fazer cada vez mais parte da rotina.

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A era das start-ups trouxe reflexos para várias áreas do mercado brasileiro. Com os seguros, não foi diferente: agilidade e inovação tecnológica passaram a fazer cada vez mais parte da rotina. Isso ocorre pois com o advento da internet surge também uma nova geração de consumidores que tem como característica a valorização não apenas da rapidez no atendimento, como também a humanização do seu atendimento.

Para acompanhar esse novo ritmo do mercado é fundamental uma constante atualização tanto no âmbito das novidades, como também, no comportamento em relação ao cliente. Tal cenário nos possibilita apontar algumas tendências para o mercado de seguros, como por exemplo, investimento em tecnologia, estratégia digital e relacionamento com o cliente.

Parece um clichê, mas em pleno 2018 ainda há corretores que acreditam que o dinheiro gasto com TI é perdido. Em época de internet das coisas, blockchain e inteligência artificial, não perca tempo que você poderia estar utilizando no estreitamento de relações com ações operacionais. Otimizar a gestão do seu negócio e tirar seus cálculos do modo manual podem liberá-lo para o que realmente importa.

Além disso, é importante ter sempre em mente que, nessa nova cultura comportamental, terá a dianteira quem conseguir entender a capacidade de segmentação das ferramentas sociais, que possam analisar o comportamento de seu consumidor no mundo digital e que saibam explorar criativamente todas as possibilidades de comercialização de um seguro nas mídias e ambientes digitais.

Por fim é importante entender que um bom produto já não é mais o suficiente. Já abordamos anteriormente o quão fundamental é que seu atendimento esteja alinhado ao seu cliente. No entanto, o grande diferencial está em, além de atender bem, preocupar-se com o pós-vendas, focando em relacionamento. Somente oferecendo seguros, as empresas não conseguirão mais causar um grande impacto na vida das pessoas e, portanto, não conseguirão transmitir o valor que as pessoas esperam de uma relação entre segurado e seguradora.

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Artigo por

Charles Poltronieri
Fundador e CEO da Infocap TI, atua no mercado de seguros desde 1985, sendo professor da Escola de Negócios e Seguros há mais de 20 anos, onde ministra as disciplinas de Gestão Empresarial para Corretores de Seguros e Noções de Informática. Apaixonado por tecnologia, formado em Ciência da Computação, Pós Graduado em Análise de Sistemas e com MBA em Gestão Empresarial pela FGV/RJ. A base da experiência foi adquirida trabalhando na área de TI de 3 seguradoras (Novoseguro, União de Seguros e Bradesco Seguros).
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