TÉCNICA SWOT PARA UMA GESTÃO ESTRATÉGICA

Mais do que estar presente no mercado, é preciso garantir que essa presença ocorra de forma saudável.

Compartilhe

Mais do que estar presente no mercado, é preciso garantir que essa presença ocorra de forma saudável. Para isso, se faz fundamental investir em algumas estratégias que auxiliem na gestão acertada da sua corretora. Aqui no blog da Infocap, já reforçamos algumas vezes como gerir sua cartela de clientes de forma eficaz, focado no pré e no pós vendas. Mas, que tal ir além e pensar no gerenciamento como um todo?

Muito utilizada e conhecida em grandes corporações, a análise SWOT pode auxiliá-lo nesse processo de reestruturação de gestão, voltada para o âmbito estratégico. A sigla sugere a junção de palavras que guiarão a análise: strenghts (forças), weaknesses (fraquezas), opportunities (oportunidades) e threats (ameaças). ”. A função dessa ferramenta é avaliar os ambientes interno e externo a um negócio, formulando táticas para otimizar o desempenho no mercado. Assim, são analisadas também as oportunidades e as ameaças.

Preparado para dar início a um novo posicionamento estratégico? Então vamos lá.

Para iniciar uma análise desse porte é preciso ter em mente algumas premissas, como por exemplo, de que iremos avaliar tanto o seu negócio, como o cenário externo, levando em conta cada um dos itens:

Força: ao invés de focar em metas e vendas, você já tirou alguns momentos para refletir onde que o seu negócio é diferencial? O primeiro item de uma análise SWOT trata exatamente disso: conhecer-se em suas particularidades e fraquezas.

Ao delimitar nossos pontos positivos, é comum que caiamos na armadilha de “puxar a brasa para o nosso assado”, distorcendo a realidade, por isso, o indicado é guiar-se por alguns questionamentos:

– Quais são as atividades melhor realizadas?

– Quais são os melhores recursos?

– Qual é a sua maior vantagem competitiva?

– Qual é o nível de engajamento dos clientes?

Fraquezas: parte do conhecimento está, principalmente, em saber onde não se é tão bom, para conseguir fazer compensações estratégicas. No entanto, assim como é fácil apontar qualidades – principalmente para quem trabalha com vendas – as fraquezas podem, por vezes, estar escondidas. Por isso, é importante tomar por base itens como:

-Tenho uma mão-de-obra capacitada?

– Existem lacunas de treinamento?

– Por que a concorrência é escolhida?

Ainda em se tratando de fraquezas, é importante uma análise isolada de cada uma identificada, isso irá auxiliá-lo a minimizá-las e corrigi-las. Lembre-se: sinceridade é essencial nesse processo.

Oportunidades: após conhecer positiva e negativamente o seu negócio, é chegada a hora de conhecer o seu mercado de atuação a fim de gerar melhores oportunidades a partir do cruzamento entre cenário e forças.

A criação de um cenário irá pedir um pouco de pesquisa, afinal de contas, muitos dos aspectos fogem do seu controle. Para isso, é fundamental analisar a concorrência, mas não só isso: estude mercado, mudanças políticas e medidas que possam impactar o funcionamento do seu país ou região. Isso irá auxiliá-lo a direcionar a sua venda de forma alinhada ao mercado e, provavelmente, ajudará a coloca-lo frente a concorrência.

É importante entender também que conhecer oportunidades advindas de um cenário vai além de economia e mercado: a expansão tecnológica é um fator de extrema importante nos dias atuais e é imprescindível fazer as melhores escolhas para o seu mercado. A Infocap trabalha há mais de duas décadas na busca pelas melhores soluções de TI para corretoras de seguro e pode ajuda-lo nesse processo.

Ameaças: de forma oposta às oportunidades, as ameaças consistem em eventos com uma influência negativa sobre o empreendimento e, do mesmo modo que as oportunidades, dependem de fatores externos. Elas devem ser tratadas com muito cuidado porque podem prejudicar tanto o planejamento estratégico, quanto também os resultados de forma mais direta.

Um dos pecados da vida cotidiana atual é deixar que as urgências do dia-a-dia nos impeçam de pensar nossos negócios com um olhar mais estratégico. Investir tempo em análise SWOT irá auxilia-lo a posicionar-se de forma mais competitiva frente a um cenário de venda de seguros cada vez mais exigente e competitivo. Por isso, não caia na armadilha de pensar que pequenos empreendimentos não precisam do uso de ferramentas como essa: utilize-a o mais cedo possível e fortaleça sua marca frente à concorrência.

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Artigo por

Charles Poltronieri
Fundador e CEO da Infocap TI, atua no mercado de seguros desde 1985, sendo professor da Escola de Negócios e Seguros há mais de 20 anos, onde ministra as disciplinas de Gestão Empresarial para Corretores de Seguros e Noções de Informática. Apaixonado por tecnologia, formado em Ciência da Computação, Pós Graduado em Análise de Sistemas e com MBA em Gestão Empresarial pela FGV/RJ. A base da experiência foi adquirida trabalhando na área de TI de 3 seguradoras (Novoseguro, União de Seguros e Bradesco Seguros).
Tabela de conteúdo