Setor de Seguros Cresce Mesmo com a Crise

Poucos foram os setores que não sofreram com os impactos da atual crise econômica e política do país. Na contramão dessa recessão, em 2016 o mercado de seguros apresentou crescimento nominal de 9,2% na comparação com o ano anterior, o que representa um acréscimo de arrecadação na faixa dos R$ 239 bilhões.

Compartilhe

Poucos foram os setores que não sofreram com os impactos da atual crise econômica e política do país. Na contramão dessa recessão, em 2016 o mercado de seguros apresentou crescimento nominal de 9,2% na comparação com o ano anterior, o que representa um acréscimo de arrecadação na faixa dos R$ 239 bilhões.

A Confederação Nacional das Seguradoras calcula que este ano o crescimento possa chegar a 11%. Mas a competitividade do mercado e o grau de exigência dos clientes estão aumentando na mesma proporção. Por isso é fundamental que os profissionais busquem cada vez mais a sua qualificação, encontrando meios de se destacarem e agregarem diferenciais em seus serviços e na gestão da sua corretora.

A Escola Nacional de Seguros é, sem dúvida, a melhor opção para quem busca qualificação neste mercado. Além de ser a única instituição que oferece a Habilitação para Corretores de Seguros, curso indispensável para a obtenção do registro da profissão, dispõe ainda de diversos programas de aperfeiçoamento e cursos de extensão, além de Graduação e até MBA com ênfase na área de seguros.

Algumas Seguradoras também organizam diversos painéis, workshops e cursos para corretores, aproveitando a ocasião para mostrar as novidades e tendências do segmento. Outra tendência atual são os treinamentos online, disponíveis até mesmo de forma gratuita na web, com diversas categorias, abordagens e níveis de aprendizado.

Se você utiliza softwares para auxiliar na gestão ou operação de sua corretora, uma boa recomendação é aperfeiçoar os conhecimentos sobre essas ferramentas, buscando maximizar o aproveitamento delas para facilitar e agilizar processos e tomada de decisões dentro da empresa. A Infocap TI, por exemplo, oferece um calendário amplo de cursos para diferentes perfis de usuários dos seus sistemas (veja aqui), apresentando diversos recursos neles disponíveis e mostrando dicas bastante úteis para serem aplicadas no dia-a-dia da corretora.

Referências
CQCS – Centro de qualificação do corretor de seguros – https://www.cqcs.com.br
Revista Apólice – http://www.revistaapolice.com.br
Escola Nacional de Seguros – http://www.funenseg.org.br

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Artigo por

Charles Poltronieri
Fundador e CEO da Infocap TI, atua no mercado de seguros desde 1985, sendo professor da Escola de Negócios e Seguros há mais de 20 anos, onde ministra as disciplinas de Gestão Empresarial para Corretores de Seguros e Noções de Informática. Apaixonado por tecnologia, formado em Ciência da Computação, Pós Graduado em Análise de Sistemas e com MBA em Gestão Empresarial pela FGV/RJ. A base da experiência foi adquirida trabalhando na área de TI de 3 seguradoras (Novoseguro, União de Seguros e Bradesco Seguros).
Tabela de conteúdo
No final de 2016 o setor de seguros já era responsável por cerca de 6% do PIB do Brasil. Um segmento que emprega mais de 250 mil pessoas e reúne em torno de 120 companhias seguradoras em todo o país. As projeções feitas para 2017 eram de que houvesse um crescimento para a indústria do seguro entre 6% e 7%, mostrando a força do mercado mesmo em tempos de crise.
Todos os profissionais que tenham efetuado seu recadastro e estiverem com o mesmo deferido têm direito à carteira de identidade profissional.
Entendemos que a agilidade e precisão nas informações devem fazer parte de todos os contatos do corretor com o cliente, tanto no momento da cotação quanto no atendimentos pós venda, fortalecendo a sua fidelização.