O governo federal vai investir mais de 1,3 BILHÃO em subvenções para seguros agrícolas. É o maior investimento da união no setor desde a criação desse subsídio. Já pensou que você pode ficar com uma fatia deste bolo?
O Brasil é conhecido como “Celeiro do Mundo” pela produtividade dos nossos agricultores e alto investimento em torno do agronegócio e infraestrutura necessária para acelerar cada vez mais exportações.
Não corretor, esse artigo não é do Globo Rural e essa informação é sim muito valiosa para você. Já vamos explicar o porquê.
A agricultura é responsável por cerca de 26% do PIB brasileiro, mais de 2 TRILHÕES de reais! E do território usado para o plantio, apenas 15% é segurado, segundo informações do site seguro.agr.br. E olha que esse valor é resultado de uma alta considerável do último ano, pois os dados de 2019 indicavam que esse número era ainda menor.
E aí entramos na parte que deve interessar você, Corretor de Seguros.
Se você está sempre à procura de OPORTUNIDADES você já deve ter percebido aonde queremos chegar.
Temos cerca de 85% do território não segurado, se fizermos uma conta proporcional aos valores, estamos falando de cerca de 1,7 TRILHÃO de reais não segurados. Claro que essa é uma conta muito superficial e com certeza não deve corresponder aos números exatos, afinal existem centenas de detalhes que não levamos em conta.
Mas já dá uma ideia sobre o potencial desse ramo, ainda mais levando-se em conta que a concorrência do seguro Auto aumenta a cada renovação, reduzindo cada vez mais os percentuais de comissão.
Sim, é um ramo para especialistas. Mas, como tudo na vida, é necessário algum esforço e dedicação para mais tarde “colher os frutos” (aqui não estamos falando de agro).
Agora mais uma informação animadora: existem subvenções federais e estaduais para esse ramo, ou seja, o governo subsidia parte do prêmio para incentivar o agricultor a ter sua plantação segurada. No Paraná, por exemplo, onde o governo estadual também oferece subvenções, o valor subsidiado pode chegar a 70% do prêmio. Ou seja, você garante a segurança do seu cliente, ele pode chegar a pagar apenas 30% do prêmio do seguro e sua comissão é calculada com base no prêmio total.
E é claro que a gente tem novidades pra você: além de já importarmos propostas de seguro agrícola, a Infocap agora tem parceria com a ECampo, plataforma para contratação de seguros agrícolas (confira aqui todo o potencial da plataforma). Através dela você calcula, contrata, transmite, emite, aciona sinistros e muito mais, tudo sendo enviado automaticamente para o CORP, o sistema de gestão da Infocap.
Inclusive no segundo episódio do PAPO PRA CORRETOR, conversa quinzenal do nosso CEO Charles Poltronieri com profissionais do mercado, recebemos Guilherme Egas, CEO da E-Campo, fazendo um apanhado sobre seguro agrícola e as vantagens de utilizar a plataforma da sua empresa para auxiliar e simplificar o processo de venda de seguros deste ramo. Confira abaixo o vídeo completo ou ouça o conteúdo no nosso podcast.
E aí, o que achou? São ou não são bons motivos para incluir o seguro agrícola no seu portfólio e começar a vender este produto hoje mesmo? Afinal, AGRO é POP, AGRO é TECH, AGRO é INFOCAP.