Vivemos em um ambiente em que o relacionamento é um dos alicerces de um bom negócio. Mas, apesar disso, muitas pessoas ainda gastam maior parte da energia na captação de novos clientes, esquecendo-se da importância de nutrir laços com clientes leais. No entanto, em um cenário de mudanças aceleradas e constantes, a fidelização do público contribui para um negócio estável e saudável.
Evidentemente que a busca por novos clientes não é totalmente deixada de lado, é claro, mas para o sucesso é essencial criar uma cultura de fidelização. E é aí que entra o processo de pós-vendas, afinal, boas impressões geram indicações e alcançam pessoas que muitas vezes nós, corretores, não temos acesso.
O pós-venda consiste em um atendimento ao cliente focado em estratégias pensadas para melhorar a experiência após o fechamento do negócio a fim de manter um relacionamento duradouro. Ou seja: pare de pensar que a meta foi atingida quando a venda foi fechada. Seu trabalho está apenas na metade.
Um pós-venda eficaz pode ser tratado como trazer um diferencial para seu negócio perante a concorrência. Na maioria dos casos, são as ações de pós-venda que fazem a sua empresa ser lembrada pelos clientes.
Mas, como elaborar uma estratégia eficiente e de baixo custo? O primeiro passo é entender que o pós-venda vai além de atender o cliente sempre que ele entrar em contato ou estar presente. É necessário pensar em algumas ações que reforcem sua estratégia como um todo e encantem o cliente.
– A importância do follow up: o contato com o cliente é o primeiro passo do aprimoramento. É por meio dele que avaliamos nossas vantagens e desvantagens de negócio e, consequentemente, podemos planejar nossas vendas de forma mais acertada.Nesse contexto, os follow ups servem tanto para lembrar o cliente de que sua empresa está preocupada com sua satisfação e necessidades. Uma forma de fazer isso é por meio de e-mails. Ao receber um conteúdo que realmente seja relevante, eles serão muito mais leais para você e sua marca.
– Explore a fidelidade: corretores de seguros contam com um negócio passivo de renovações e consequentes novos negócios. Por isso, investir em programas ou ações de fidelidade, além de auxiliar na aproximação com o cliente, facilita a coleta de dados, que podem ser usados para personalizar e adaptar recomendações.Outra forma de manter a fidelidade é por meio de estratégias simples focadas em datas especiais, como, por exemplo, aniversários. Esse é um cuidado simples, mas que mostra o cuidado e preocupação com o bem-estar do cliente.
– Forneça informação: todos nós queremos estar informados da melhor forma, aproveite-se dessa situação para enviar sugestões personalizadas de produtos ou serviços que possam interessar ao cliente.