Quanto custa o serviço das Assessorias de Seguros?

Mesmo sendo um ramo tradicional e consolidado, o mercado de seguros ainda causa algumas dúvidas, não só para os segurados mas também para os próprios corretores em alguns temas.

Compartilhe

Mesmo sendo um ramo tradicional e consolidado, o mercado de seguros ainda causa algumas dúvidas, não só para os segurados mas também para os próprios corretores em alguns temas.

Obviamente que o corretor domina os assuntos do seu dia a dia, detalhes sobre os produtos que comercializa, as ações a serem tomadas nos casos de sinistros e assim por diante. Mas é natural que algumas questões acabem não fazendo parte das prioridades do corretor, às vezes por falta de tempo, outras por falta de interesse ou até por simples desconhecimento, o que não tem absolutamente nada de depreciativo, afinal de contas ninguém sabe tudo sobre todos os assuntos, por melhor profissional que seja.

Talvez um dos temas que ainda cause alguma dúvida é em relação às Assessorias de Seguros.

Se você tem dúvidas quanto à estrutura dessas parcerias, quem são e para que servem, vamos tentar esclarecer um pouco neste artigo. Além disso, o assunto foi tema do episódio 5 do Papo Pra Corretor (assista no Youtube ou ouça no Spotify) onde o CEO da Infocap Charles Poltronieri conversa com José Alves Neto, sócio da NH Assessoria e Consultoria em Seguros e Jairo Henrique Christ, sócio da Christ Assessoria em Seguros.

Como surgiram?

No início dos anos 90 muitas seguradoras reorganizaram suas operações, reformulando o atendimento ao corretor de seguros. Basicamente as assessorias passaram a ser um elo entre o corretor a seguradora, quase como uma espécie de sucursal, porém atuando de forma personalizada.

Segundo o Jairo Christ, fundador da Christ Assessoria em Seguros, o giro da chave para ele foi há 17 anos, após a aquisição da antiga Novo Hamburgo Seguros pela Bradesco. Vendo que haveria uma recolocação e uma ascensão das Assessorias, pleiteou junto à cia o atendimento aos corretores.

Desde então, as assessorias se multiplicaram e hoje já são centenas espalhadas por todo o Brasil. Inclusive vários estados já contam com ACONSEGs, que são associações de assessorias reunidas para fortalecerem ainda mais essas instituições.

Mas e aí, como uma Assessoria pode me ajudar?

Como falamos anteriormente, as assessorias vão atuar quase como uma sucursal da seguradora, com suporte mais personalizado ao corretor. Na verdade a assessoria pode representar mais de uma seguradora, Porém, podendo ser por mais de uma única seguradora, centralizando as demandas de seus associados.

Imagine que sua corretora atua de forma mais forte nos ramos massificados e que um de seus segurados faz uma consulta para um seguro que você não costuma vender, como Riscos de Engenharia, por exemplo. Como você não tem expertise para este ramo, talvez sua primeira reação seja informar o segurado que você não trabalha com este tipo de seguro. Porém, além da possibilidade de perder um negócio que pode ser promissor, você ainda corre o risco de perder os demais seguros deste cliente na próxima renovação caso ele procure outro corretor que consiga atendê-lo de forma mais ampla. Esta é uma situação bem típica em que uma assessoria poderia ser muito útil, auxiliando sua corretora na parte técnica de um ramo que não é o seu foco do dia a dia, mas que, ao mesmo tempo, você não gostaria de perder.

Além, disso, existem outras dezenas de vantagens que uma assessoria pode oferecer, como:

  • Capacitação
  • Consultoria
  • Atendimento
  • Campanhas comerciais
  • Projetos em conjunto com outros assessorados
  • Parcerias com empresas
  • e muito mais

Ok, mas quanto isso vai me custar?

Sim, sabemos que essa  é sempre a maior dúvida e faz total sentido. Afinal de contas uma empresa que é especializada em me auxiliar, atender e capacitar vai acabar levando uma fatia da minha comissão, certo?

Sentido faz, mas não é o que acontece! Sua comissão permanece a mesma, a corretora de seguros não paga nada para a assessoria.

Como já falamos, as assessorias surgiram a partir de uma reformulação da área operacional das seguradoras, que na prática terceirizaram o atendimento ao corretor, e desde o início repassam royalties à eles com base na produção de seus assessorados. Além disso, as seguradoras garantem que não há acréscimo em prêmio ou diminuição da comissão para apólices fechadas com assessorias.

Ou seja, você não paga nada, não perde o preço competitivo e ganha aliados especialistas motivados a ajudar você a vender mais!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Artigo por

Mateus Fernandes
Analista de Marketing da Infocap
Tabela de conteúdo