MERCADO DE SEGUROS EM TEMPO DE “INTERNET DAS COISAS”

Medida Provisória expedida pela Presidência da República em 11 de novembro de 2019 desregulamenta a profissão de corretores de seguros.

Compartilhe

Medida Provisória expedida pela Presidência da República em 11 de novembro de 2019 desregulamenta a profissão de corretores de seguros. Em um primeiro momento o cenário é de “e agora, o que fazer?”. No entanto é importante ter em mente que o corretor de seguros continua estabelecido como ente constituído e autorizado a intermediar as aquisições de seguros.

Isso significa que, apesar da MP, os contratos intermediados pelos corretores não serão invalidados bem como os negócios feitos a partir da data estabelecida. Ou seja: a desregulamentação não é uma invalidação do cargo e por isso não há alteração na relação entre seguradora e corretor.

A analogia é semelhante a da aquisição de um imóvel por aluguel: ainda que seja possível fazê-lo por conta, a maioria ainda opta pelo intermédio de um corretor de imóveis em função da expertise e do conhecimento de mercado, elementos que igualmente estão a favor dos corretores de seguros.

Sendo assim, para os mais temerosos em relação ao futuro, o principal conselho e seguir buscando diferencial com os melhores recursos disponíveis no mercado. Seu conhecimento e ferramentas de corretagem serão determinantes para estar à frente da concorrência, seja ela qual for.

Com informações: Fenacor, Revista Apólice e Editora Roncati

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Artigo por

Charles Poltronieri
Fundador e CEO da Infocap TI, atua no mercado de seguros desde 1985, sendo professor da Escola de Negócios e Seguros há mais de 20 anos, onde ministra as disciplinas de Gestão Empresarial para Corretores de Seguros e Noções de Informática. Apaixonado por tecnologia, formado em Ciência da Computação, Pós Graduado em Análise de Sistemas e com MBA em Gestão Empresarial pela FGV/RJ. A base da experiência foi adquirida trabalhando na área de TI de 3 seguradoras (Novoseguro, União de Seguros e Bradesco Seguros).
Tabela de conteúdo
No dia 18 de outubro a Infocap esteve presente no 11º Fórum de Debates dos Corretores de Seguros de Minas Gerais, realizado no Centro de Convenções do Hotel Dayrell em Belo Horizonte.
Muito já foi dito sobre estratégias de captação de novos clientes e como mantê-los em sua cartela, por meio de um relacionamento sólido. Porém, para que esse processo ocorra de forma saudável e verossímil é preciso conhecer o cliente.
Mesmo sendo um ramo tradicional e consolidado, o mercado de seguros ainda causa algumas dúvidas, não só para os segurados mas também para os próprios corretores em alguns temas.