Mercado de seguros 2024: tendências, desafios e como se destacar

Confira as tendências e estratégias que estão moldando o mercado de seguros e veja como a Infocap pode ajudá-lo a se destacar neste setor competitivo.

Compartilhe

O mercado de seguros, apesar de perene e tradicional, é um setor em constante evolução, com novos desafios e diversas oportunidades surgindo a cada dia.

Nesse sentido, manter-se atualizado sobre as principais tendências e inovações é um cuidado indispensável, sobretudo para os negócios que desejam se destacar em um ambiente altamente competitivo.

Para ajudá-lo a compreender o mercado de seguros no Brasil em 2024, bem como a identificar tendências relevantes, trouxemos neste conteúdo dicas valiosíssimas de como uma empresa de seguros deve se posicionar frente aos seus concorrentes.

Além disso, exploraremos os diferenciais que podem fazer a sua marca crescer ainda mais. Confira!

Mercado brasileiro de seguros: panorama do setor hoje

O mercado de seguros brasileiro se manteve robusto, registrando crescimento anual médio de 9,4% em 2023, com crescimento médio somente no primeiro semestre de 7,7%.

Essa ascensão reflete a conscientização crescente sobre a importância do seguro. Os ramos que lideram a expansão e evidenciam a diversificação da demanda são de produtos para responsabilidade civil, automóvel e serviços relacionados à proteção da vida.

Entretanto, esse crescimento também traz desafios para os profissionais do setor. Afinal, a crescente competitividade e a entrada de novos players, como as insurtechs, exigem que os corretores de seguros estejam constantemente se atualizando e adaptando suas estratégias de negócio.

Vale lembrar, ainda, que a transformação digital vem provocando mudanças significativas na forma com que os consumidores interagem com as empresas. Dessa forma, o setor acaba recorrendo, muitas vezes, a soluções inovadoras e tecnológicas, a fim de atender às novas demandas de seus clientes.

Principais tendências do mercado de seguros para 2024

Em 2024, o setor de seguros no Brasil trilhará rumo à inovação e à adaptação.

Essas direções moldarão a indústria, então confira como se posicionar e oferecer soluções alinhadas a essas tendências, tendo uma corretora pronta para liderar a transformação do mercado em 2024.

Tecnologia e inovação

A revolução tecnológica no mercado de seguros é liderada pelas insurtechs, trazendo soluções digitais inovadoras, ágeis e eficientes. 

A inteligência artificial (IA) e a internet das coisas (IoT) são tendências fundamentais, possibilitando análises de risco mais precisas e o desenvolvimento de produtos e serviços personalizados. 

Essas inovações estão remodelando a forma como os seguros são comercializados e gerenciados, promovendo eficiência e personalização no setor.

Tenha presença on-line

Ainda que não seja uma novidade, a cada ano torna-se mais necessário ter presença on-line no mercado de seguros.

Profissionais e empresas que cultivam uma presença robusta na web aumentam sua visibilidade e acessibilidade, atraindo potenciais clientes. Procure ferramentas que ofereçam soluções inovadoras e integrações que ajudem gestores e corretores a fortalecerem sua presença on-line

Uma estratégia digital eficaz não apenas acompanha as tendências do mercado de seguros mas é essencial para se destacar em um ambiente cada vez mais conectado.

Ofereça serviços personalizados

No contexto dinâmico do mercado de seguros, atender à crescente necessidade dos consumidores em relação a soluções personalizadas é importantíssimo. 

Compreenda essa essência e destaque-se oferecendo produtos personalizados e buscando serviços que ofereçam essa orientação às corretoras. 

Essa abordagem centrada no cliente é um diferencial competitivo crucial no mercado em constante evolução.

Sustentabilidade e responsabilidade social

O mercado de seguros no Brasil está abraçando práticas sustentáveis e de responsabilidade social, refletindo uma crescente consciência ambiental e social. 

Seguros voltados para energias renováveis, mobilidade sustentável e proteção ambiental ganham destaque. Empresas do setor estão não apenas adaptando seus produtos mas também promovendo ações de responsabilidade social. 

Mudanças demográficas e novos perfis de consumidores

As transformações demográficas e os padrões de consumo abrem novas perspectivas no mercado de seguros. O envelhecimento da população impulsiona a procura de seguros de vida e saúde, atendendo às necessidades específicas dessa parcela da sociedade.

Por outro lado, a ascensão da geração millennial e da classe média emergente cria demanda por soluções inovadoras e tecnológicas.

Antecipe-se a essas mudanças oferecendo produtos adaptados a esses novos perfis de consumidores e se consolide buscando ferramentas estratégicas para gestores e corretores que buscam se destacar nesse cenário dinâmico.

Como se diferenciar da concorrência, afinal?

Seguindo as novidades no mercado de seguros, destacar-se é fundamental. Confira três estratégias essenciais que podem fazer a diferença.

Inovação tecnológica e personalização de serviços

A adoção contínua de tecnologias emergentes não só fortalece a posição da empresa no mercado mas também proporciona uma vantagem competitiva duradoura.

Assim, a agilidade proporcionada por essas inovações atende às expectativas do cliente e antecipa e supera as demandas em constante evolução do setor de seguros.

Atendimento personalizado e relacionamentos sólidos

Construir relacionamentos sólidos e oferecer atendimento personalizado são elementos-chave para se destacar. 

Compreender profundamente as necessidades e expectativas dos clientes permite oferecer soluções eficazes. Essa abordagem não apenas diferencia a empresa mas também estabelece confiança, algo vital no mercado de seguros.

Parcerias estratégicas e inovação contínua

Estabelecer parcerias com outras empresas, insurtechs e startups é uma estratégia valiosa.

Além de abrir novas oportunidades de negócios, isso fortalece a posição no mercado. Assim como colaborações estratégicas impulsionam a inovação, desenvolvem produtos inovadores e compartilham conhecimentos, permitindo que a empresa se destaque continuamente na indústria de seguros.

Principais eventos do mercado de seguros em 2024

Manter-se atualizado e participar de programações vinculadas ao setor de seguros são práticas essenciais para permanecer bem informado sobre as novidades do segmento. Confira alguns dos eventos programados para 2024 até o momento:

  • 3º Congrecor (24 a 26 de abril – Brasília/DF);
  • Insurtech Brasil 2024 (13 de junho – São Paulo);
  • Brasesul – Congresso Sul Brasileiro dos Corretores de Seguros (8 e 9 de agosto – Porto Alegre);
  • 23º Congresso Brasileiro dos Corretores de Seguros (10 a 12 de outubro – Rio de Janeiro).

Conheça a Infocap

No cenário dinâmico do mercado de seguros, a Infocap se destaca como parceira estratégica para gestores e corretores que buscam diferenciação e sucesso. Nossas soluções inovadoras são moldadas pelas principais tendências do mercado, oferecendo agilidade e personalização.

O Corp, nosso módulo de gestão completa e multicálculo, revoluciona o processo de cotação, permitindo cotações eficientes de diversas seguradoras. O CRM Infocap (ÁPICE) otimiza o setor comercial, possibilitando uma gestão eficiente de relacionamentos, melhorando atendimento e fidelização.

Fale com nossos consultores e descubra como a Infocap pode impulsionar seu sucesso no mercado de seguros.

Fale conosco

E então, gostou desse artigo? Para saber mais sobre o Ápice ou sobre o Corp, entre em contato com nossos consultores e tire todas as suas dúvidas.

Confira outros títulos em nosso blog:

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Artigo por

Charles Poltronieri
Fundador e CEO da Infocap TI, atua no mercado de seguros desde 1985, sendo professor da Escola de Negócios e Seguros há mais de 20 anos, onde ministra as disciplinas de Gestão Empresarial para Corretores de Seguros e Noções de Informática. Apaixonado por tecnologia, formado em Ciência da Computação, Pós Graduado em Análise de Sistemas e com MBA em Gestão Empresarial pela FGV/RJ. A base da experiência foi adquirida trabalhando na área de TI de 3 seguradoras (Novoseguro, União de Seguros e Bradesco Seguros).
Tabela de conteúdo