Inovação Tecnológica e Seguro Humanizado

Quando falamos em inovação e tecnologia, logo pensamos nas profissões e carreiras que são tendências para o futuro e lembramos daquelas que estão desaparecendo ou irão desaparecer em breve. Espera-se que muitas das profissões que demandam esforço físico ou que são repetitivas provavelmente serão substituídas por robôs

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Quando falamos em inovação e tecnologia, logo pensamos nas profissões e carreiras que são tendências para o futuro e lembramos daquelas que estão desaparecendo ou irão desaparecer em breve. Espera-se que muitas das profissões que demandam esforço físico ou que são repetitivas provavelmente serão substituídas por robôs. E aquelas que são por natureza muito humanas, como serviços de cuidadores e de atendimento tendem a ter seus valores pressionados para baixo em razão da inteligência artificial.

Vivemos em um mundo onde a inovação é constante, a cada dia que acordamos podemos nos deparar com novidades nas mais diversas áreas. A própria pandemia nos forçou a mudar nossa maneira de trabalhar, pois de um dia para o outro muitos de nós precisaram pegar suas coisas no escritório e trabalhar a partir de suas casas, isso também não deixou de ser uma inovação, uma quebra de paradigmas.

No caso da Infocap, desenvolver e trabalhar com tecnologia de robôs já é uma atividade que desenvolvemos há mais de 15 anos. Na época, as companhias seguradoras ainda forneciam “kits de cotação” para serem instalados nos computadores das corretoras e a Infocap já desenvolvia os primeiros protótipos de robôs para alguns clientes.

Mas por volta do ano de 2012, decidimos mergulhar de cabeça no aprimoramento do desenvolvimento destes robôs, mais especificamente para a tarefa de cotação simultânea de seguros. A motivação da Infocap foi perceber que havia uma demanda reprimida para este tipo de solução, principalmente no sentido de atender os pequenos corretores, que não tinham condições de arcar com os sistemas caros, que na época integravam via webservice as seguradoras e os multicálculos. Esta falta de acesso aos melhores recursos de automação de tarefas era na época uma grande barreira competitiva entre as pequenas e as grandes corretoras, pois estas tinham condições de contratar várias pessoas para realizar estas tarefas de cotações.

Os primeiros robôs realizavam cotações simultâneas do ramo auto em quatro ou cinco companhias, mas rapidamente este número saltou para doze (hoje são 17), e entregavam em poucos minutos o resultado que um calculista levaria um tempo considerável (possivelmente uma ou duas horas) fazendo manualmente. Esse avanço tecnológico com custo acessível trouxe competitividade para o mercado de seguros, fazendo com que pequenos corretores estivessem em pé de igualdade com grandes corretoras.

Na época algumas companhias passaram a ver essa evolução como uma ameaça, enquanto outras perceberam uma oportunidade para aumentar a oferta dos seus produtos. Porém, no caso dos clientes que utilizavam o sistema, perceberam de imediato seus benefícios e o consideram indispensável até hoje, pois libera o corretor de executar as tarefas repetitivas, como preenchimento de formulários, para colocar sua energia na mais importante atividade: o relacionamento com os clientes.

Este é o ponto onde queremos chegar quando falamos em humanização no mercado de seguros, que é quando o corretor pode utilizar toda a tecnologia presente para auxiliar nas rotinas operacionais e passar a oferecer e valorizar cada vez mais o atendimento pessoal, personalizado e consultivo.

Para compreender melhor a importância da humanização nos seguros, vamos falar sobre a conjunção de fatores que compõem a realidade hoje no nosso mercado.

Era da convergência

Estamos vivendo um momento muito característico na história, que é a era convergência. Trata-se do momento de integração entre a velha economia (aquela baseada na revolução industrial) e a nova economia (revolução do conhecimento).

Na nova economia, existe um conceito muito presente, que é o conceito de tudo em um. É o caso dos multiprodutos, por exemplo: um smartphone, com muitas ferramentas em um único produto. No mercado de seguros, seria um seguro que contempla vários serviços e garantias em uma única apólice.

Mas para conseguir se destacar nessa nova economia, o profissional deve também ser inovador. Não basta dominar tecnicamente uma área, ele deve ser capaz também de ter uma visão holística, de transitar entre vários ambientes de negócios, focando não só no seu processo individual, mas principalmente no resultado final que traz para sua empresa, trabalhando como um consultor que filtra uma grande quantidade de informações e proporciona uma entrega de acordo com melhor resultado final possível.

Era do relacionamento

Um segundo aspecto importante para compreender a integração entre inovação tecnológica e a humanização é perceber que apesar de todo avanço tecnológico (e até mesmo em função dele), as relações humanas são ainda mais valorizadas. Não há máquina ou aplicativo que possa dar o que outra alma humana pode dar.

Tecnologia deixou de ser uma vantagem competitiva, ela é uma vantagem comparativa, a competitividade atualmente está sendo no nível do relacionamento. Para liderar no mercado atual e ter vantagem, é necessário ser único, por valores e essência, que serão notados através do relacionamento.

Economia da experiência

O terceiro aspecto que vamos listar aqui é o da economia da experiência, que é baseada nas sensações e emoções que são percebidas nas relações profissionais e comerciais e uso dos produtos.

O mundo contemporâneo nos transmite uma carga enorme de informações, tornando nossos dias cada vez mais estressantes e, sendo assim, as pessoas acabam por desejar escolher viver experiências cada vez mais profundas e significativas para serem consideradas positivas. E a experiência positiva precisa acontecer desde o primeiro contato.

Em uma oportunidade de contato com um cliente, é possível despertar três sensações possíveis:

  1. Decepção
  2. Indiferença
  3. Encantamento

Encantar o cliente é conseguir cativar através das emoções, de uma forma tão eficaz, que elas se sintam verdadeiramente fascinadas a ponto de se tornarem apaixonadas pela empresa, produtos e pelas pessoas.

Se você nos acompanhou até aqui, queremos agradecer e deixar uma reflexão que te permita encontrar formas de inovar e humanizar sua forma de trabalhar no mercado de seguros. Pergunte-se: Eu tenho usado as ferramentas tecnológicas de forma eficiente e eficaz a ponto de conseguir me dedicar no relacionamento e encantamento dos meus clientes?

Caso você queira conhecer um pouco mais sobre as ferramentas que têm transformado os resultados de milhares de corretores em todo o Brasil, clique neste link, confira essas soluções e fale com um consultor que te ajudará a escolher a ferramenta certa para sua corretora, pois independente do seu tamanho, a Infocap tem a solução perfeita para você.

Se este assunto despertou seu interesse, convidamos você para assistir a palestra do nosso CEO Charles Poltronieri no painel especial da CVG RS, cujo vídeo está logo aqui embaixo.

Desejamos muito sucesso para você! Até mais!

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Artigo por

Mateus Fernandes
Analista de Marketing da Infocap
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