Corretor Engajado #2: CRM e funil de vendas – conversão de leads para corretores

Trabalhar com uma carteira de clientes fidelizada é o grande objetivo de todo corretor de seguros, mas para chegar nesse ponto, é preciso foco neste que é o tema do atual artigo

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Trabalhar com uma carteira de clientes fidelizada é o grande objetivo de todo corretor de seguros, mas para chegar nesse ponto, é preciso foco neste que é o tema do atual artigo: a conversão de leads, fazendo uso de um CRM com funil de vendas integrado para otimizar esse processo.

Você que é corretor de seguros já deve estar familiarizado com essas ferramentas, mas saiba que elas são essenciais para a conversão de leads.

O funil de vendas é um conceito, uma representação gráfica da jornada de compra do cliente, que é feita no CRM, da prospecção até o fechamento. Através do funil, você poderá analisar como está a conversão do lead para oportunidade e a conversão da oportunidade para venda. Claro, sabemos que nem toda jornada de um potencial cliente é igual, mas tem muitas similaridades que podem ser encaixadas nas etapas do funil.

Etapas do funil de vendas:

Topo do funil

É a parte mais larga, em que os potenciais clientes são atraídos pelos produtos ou soluções do seu negócio. Esse é o segmento de prospecção e qualificação de leads. Ações de marketing são importantes nessa etapa para “encher” o funil, até porque muitos leads não vão converter, mas você, ou sua equipe de vendas, deve estar preparado para fechar o maior número possível de contratos.

Meio do funil

Essa é a fase para transformar os leads em oportunidades reais de vendas. Aqui, ele já deixou algum meio de contato para que você faça a primeira abordagem, hora de mostrar ao lead a importância do seu serviço para que ele se interesse ao máximo. O funil será qualificado a partir daqui, prepare uma abordagem atrativa e objetiva.

Fundo do funil

Aqui, o interesse dos potenciais clientes já é latente, é hora de transformar oportunidades em vendas. É o momento de provar o valor do seu negócio e oferecer uma oferta atrativa que vá além de preço, mas que entregue valor ao lead. Tenha em mente que o cliente já passou por uma “jornada”, que você tem registrado, e já está preparado para tomar uma decisão – feche o negócio.

O funil de vendas é um conceito, você pode adaptá-lo para as particularidades da sua empresa, mas o mais importante é que você domine e faça a gestão dele. Para fazer esse acompanhamento, a melhor alternativa é ter um CRM.

A importância do CRM

Você ou sua empresa sabem quantas oportunidades de venda estão em negociações? Ou melhor, em qual etapa cada negociação se encontra? Essas são informações importantes e que o CRM centraliza, por isso você deve ter um software de CRM com o funil de vendas combinado.

O CRM vai otimizar a gestão comercial da sua corretora e possibilitar que você compreenda melhor as etapas do funil de vendas, auxiliando de maneira visual no que pode ser feito para que os clientes avancem em direção a compra. O segredo dessa ferramenta é simples, o atendimento personalizado é o que faz toda a diferença para quem está atendendo, e é isso que as informações registradas no CRM, que muitas vezes são atualizadas em tempo real, fazem pelo seu negócio.

Como a Infocap pode te ajudar?

Todas as nossas ferramentas possuem um CRM integrado ao multicálculo, permitindo o controle de cada negociação individualmente até o envio para cálculo, isso tudo para dar poder de negociação ao seu time comercial.

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Artigo por

Sérgio dos Reis Junior
Diretor de Marketing da Infocap, atuando no mercado de seguros desde 1994.
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