Como sua corretora é reconhecida no mercado?

Pensar com estratégia e ter um plano sobre o posicionamento da sua marca no mercado é o que pode diferenciar sua corretora das demais. Caso contrário, sua empresa corre o risco de ser apenas mais uma na multidão.

Compartilhe

Pensar com estratégia e ter um plano sobre o posicionamento da sua marca no mercado é o que pode diferenciar sua corretora das demais. Caso contrário, sua empresa corre o risco de ser apenas mais uma na multidão.

Nossa intenção aqui é fornecer dicas práticas de como traçar um objetivo para sua marca e conseguir ser reconhecido como tal. No marketing, o nome técnico desse processo é branding, e ele diz respeito ao conjunto de ações pelas quais você quer que sua empresa seja reconhecida, por exemplo: sua logomarca, a qualidade dos produtos e serviços que oferece, a forma como se relaciona com seus clientes, o preço, etc.

Na prática, a primeira coisa que se você deve fazer é decidir como quer que sua corretora seja reconhecida, a que é especialista em algum tipo de produto, a que consegue as condições e preços mais vantajosos, a que presta um serviço de pós venda de alto nível, a que tem o maior portfólio de produtos ou ainda a que proporciona uma experiência totalmente diferenciada. Seja qual for, esse posicionamento principal é o que guiará as demais ações para buscar o reconhecimento no mercado.

Estratégias de Comunicação

Após essa primeira etapa, você deve planejar quais estratégias de comunicação serão utilizadas e se fará investimento em mídias. Nós recomendamos que você opte pelos canais digitais, pois além de terem um alcance quantificável, você consegue impactar muitas pessoas por um custo mais acessível se comparado às mídias tradicionais, mas para isso é necessário uma dose extra de dedicação e ferramentas específicas. Neste caso, procurar uma consultoria especializada é recomendável, pois além de ser um investimento relativamente baixo, pode acelerar muito esse processo de divulgação.

Segundo a Affinity Marketing Digital, consultoria especializada em marketing para corretoras de seguros e parceira da Infocap, as mídias tradicionais normalmente são muito caras, sendo as que mais consomem verba de comunicação em uma empresa. Além disso, são uma via única, na qual a marca envia a mensagem, mas não sabe como ela foi recebida pelo público alvo, não há reciprocidade nem métricas confiáveis para avaliar o alcance e impacto das campanhas.

Uma excelente forma de começar a colocar em prática o branding da sua corretora é utilizar o Google Meu Negócio. Temos um artigo aqui no blog que explica o passo a passo para fazer isso de forma simples e rápida.

Além disso, suas páginas nas principais redes sociais devem estar publicadas e alinhadas à estratégia principal, compartilhar a mesma identidade visual, fontes, cores, logomarcas, frases de destaque e receber atualizações constantes. Fazer postagens semanais com um calendário planejado é uma das principais ações que você deve colocar em prática.

Site para Captação de Leads

Até aqui nós estamos tratando de como comunicar seu posicionamento e mostrar quais são os diferenciais da sua corretora. Mas ao colocar essa comunicação em prática através de postagens e anúncios patrocinados, você precisará de um canal para receber os contatos das pessoas que planejou impactar, ou seja, o lugar para onde esses possíveis clientes (leads) serão direcionados após clicar nos seus posts e anúncios, o seu website. Ter um website moderno e responsivo, que funcione perfeitamente em telas de computador, tablets e smartphones é fundamental para que todas suas estratégias tenham sucesso. Os clientes da Infocap que utilizam os sistemas Multi ou Ápice, já possuem incluído no pacote o Corretor Digital, um website personalizável, onde você pode inserir sua logo, seus dados de contato, e o grande diferencial: formulários por ramo onde o cliente pode solicitar rapidamente uma cotação, com os dados sendo enviados diretamente ao multicálculo. Além disso, se o lead desistir durante o preenchimento, você recebe um email avisando e assim pode manter contato para não perder um possível cliente que demonstrou interesse nos seus produtos e serviços. Veja aqui um exemplo do Corretor Digital

Por fim, o branding da sua corretora é a prática contínua de reforçar para o mercado, através de todas essas ações que listamos, como é sua empresa e os motivos pelos quais ela se diferencia dos concorrentes. Esperamos que estas dicas ajudem você e seu negócio, independente do tamanho e região de atuação a destacar-se e crescer cada vez mais nesse mercado tão competitivo.

Sucesso e até a próxima!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Artigo por

Mateus Fernandes
Analista de Marketing da Infocap
Tabela de conteúdo