BOM ATENDIMENTO COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO

Não é de hoje que viemos mostrando o quanto a adesão às tendências do mercado é importante para colocar o seu negócio um passo a frente da concorrência.

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Não é de hoje que viemos mostrando o quanto a adesão às tendências do mercado é importante para colocar o seu negócio um passo a frente da concorrência. No entanto, não dá para esquecer que em tempos de advento da tecnologia, a humanização ganha cada vez mais espaço e a razão é muito simples: buscamos a sensação de um atendimento personalizado, até mesmo quando sabemos que estamos sendo atendidos por robôs.

Com o grande número de opções no mercado, o que faz com que o cliente opte por uma empresa ou outra é a sua experiência com a mesma. Quanto mais ele se sentir importante, mais preferência dará à marca. Por isso, investir em atendimento de qualidade se faz tão importante quanto investir na tecnologia certa para dar agilidade e eficiência aos seus processos. Confira algumas dicas que podem auxiliá-lo nessa compreensão.

– Saiba com quem você está falando:

Para um atendimento diferencial, é importante conhecer o cliente. As pessoas não devem ser medidas apenas por sua capacidade de compra, mas, sim, por gostos, hábitos e costumes. A captação de informações relevantes, facilita a identificação com assertividade o tipo de necessidade do cliente e, consequentemente entregando a solução que ele precisa. Uma venda casada, por exemplo, pode ser uma ótima alternativa se você conseguir perceber essa necessidade de cliente.

– Priorize relacionamentos:

Um dos seus maiores diferenciais de atendimento está, certamente, na relação pós-venda (que irá garantir renovações e novos negócios). Por meio de um relacionamento construtivo e que entregue informações agregadoras ao cliente, a empresa valida a confiança anteriormente depositada por ele. Assim temos um ambiente de troca em que você entrega benefícios ao cliente e ele entregará benefícios à empresa, como novas aquisições, indicações.

– Foque em gerar preferência:

O relacionamento, como já falado, é fundamental, no entanto, de nada adianta relacionar-se bem com o cliente sem dar ao mesmo o senso de preferência. E, para isso é de extrema importância considerar as condições de interesse e conveniência.

Mas, como isso é possível? Uma das formas de, no mercado de corretagem de seguros, gerar preferência é a negociação de vantagens. E isso, pode ocorrer de várias formas: uma forma de pagamento mais flexível, uma condição especial na aquisição de venda casada e, também, na disponibilidade de atendimento. A forma como você trata seu prospect ou cliente é determinante para a captação e fidelização do mesmo (lembre-se, em época de chatbots, quem se relaciona é rei).

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Artigo por

Charles Poltronieri
Fundador e CEO da Infocap TI, atua no mercado de seguros desde 1985, sendo professor da Escola de Negócios e Seguros há mais de 20 anos, onde ministra as disciplinas de Gestão Empresarial para Corretores de Seguros e Noções de Informática. Apaixonado por tecnologia, formado em Ciência da Computação, Pós Graduado em Análise de Sistemas e com MBA em Gestão Empresarial pela FGV/RJ. A base da experiência foi adquirida trabalhando na área de TI de 3 seguradoras (Novoseguro, União de Seguros e Bradesco Seguros).
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