2019 chegou e com ele algumas preocupações se tornam cada vez mais latentes no mercado de seguros, como, por exemplo, a real relação entre o corretor de seguros com a tecnologia. Ainda há profissionais da área que temem uma perda de espaço para a era dos robôs e afins. No entanto, o segredo está em justamente abrir-se para as adaptações de mercado e usufruir das facilidades que a tecnologia traz. Esse tende a ser um dos principais segredos do sucesso daqui para frente.
A necessidade da evolução por meio de adaptação às novas tecnologias vai ao encontro com a fala do diretor da Infocap, Charles Poltronieri em evento promovido pela Delegacia Vale do Sinos do Sincor-RS. De acordo com o especialista no segmento, ao invés de nos preocuparmos com o avanço das tecnologias temos que entender que a mesma fortalece justamente a importância da humanização no segmento.
“O corretor vai continuar exercendo sua função, mostrando o lado humano e encantando o cliente, fazendo com que valorize os aspectos além da tecnologia”, afirmou.
O discurso de Pontronieri segue a mesma linha do estudo “A Intermediação do Seguro no Brasil e os novos canais de venda”, publicado em 2018 pelo Centro de Pesquisa e Economia do Seguro (CPES) e disponível aqui que traz como resultado o fato de que o consumidor brasileiro ainda prefere contratar apólices com o corretor de seguros.
Além disso, o mesmo estudo apresenta o seguro como o produto com maior índice com o maior índice de rejeição para compra on-line. Em contraponto, o uso de tecnologia como complemento do trabalho do corretor se mostrou chave principal para a efetividade do processo de forma ágil e completa.
Conhecimento e atualização como segredo do sucesso
Em sua fala durante o evento da Sincor-RS o diretor da Infocap fortaleceu a importância da atualização constante e busca por conhecimento. “O corretor precisa estar disposto a mudanças quase diárias, reaprendendo conceitos, meios de comunicação, venda e administração de empresas. Se não fizer isso, pode, sim, ser substituído, não por robôs, mas por profissionais mais qualificados”, concluiu.
Ou seja: ao invés de tentar demonizar a tecnologia é hora de entender que a mesma é democrática e tirar proveito disso. Como? Investindo nas melhores soluções de TI e mantendo-se sempre atualizado sobre o comportamento do mercado de atuação.
Nossos produtos foram pensados para você corretor de seguros. Temos a expertise de mais de duas décadas de trabalho para que seus clientes sejam atendidos com a rapidez e eficiência necessários. Conheça nossas soluções.