Ápice – Tecnologia ao Alcance dos Pequenos Corretores 

A Infocap tem o objetivo de atender o mercado como um todo, tanto corretoras grandes que precisam de muitas ferramentas para melhor gerir a organização, como corretoras menores onde o foco está em uma abordagem mais simplificada e que precisam de um software intuitivo.

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A Infocap tem o objetivo de atender o mercado como um todo, tanto corretoras grandes que precisam de muitas ferramentas para melhor gerir a organização, como corretoras menores onde o foco está em uma abordagem mais simplificada e que precisam de um software intuitivo, de fácil usabilidade, que permita à corretora oferecer um tratamento personalizado como diferencial. Essa é a proposta do Ápice, um sistema CRM com multicálculo que centraliza as informações importantes para acompanhar os clientes e permite realizar as cotações da maneira mais otimizada possível. 

É evidente que há situações ainda mais desafiadoras para corretoras de pequeno porte e profissionais autônomos, mas esse é o grupo que representa a maioria do mercado e merece nossa atenção.

Tabela 1 – Quantidade de Funcionários das Corretoras de Seguros

Os dados acima sobre quantidade de funcionários tem uma amostragem de 1435 sociedades corretoras de seguros, sendo que 75% do total de respostas são das regiões Sul e Sudeste do Brasil.

Como podemos observar na tabela acima do 4º Estudo Socioeconômico das Empresas Corretoras de Seguros (4º ESECS-PJ), realizado pela Fenacor e divulgado no ano de 2019, a média de funcionários nas corretoras do país é de aproximadamente 4 colaboradores, sendo que 20% das corretoras de seguros do Brasil são compostas apenas pelo próprio corretor autônomo. Assim, com um quadro de funcionários reduzido e uma carteira de clientes menor quando comparada às grandes empresas, as corretoras de pequeno porte devem buscar, além do atendimento personalizado citado anteriormente, a diversificação para fazer frente à concorrência. 

O seguro de automóvel, por exemplo, já é muito explorado e não mostra muito potencial para diferenciar um negócio e fazê-lo se destacar, evidenciando que é interessante atuar em ramos que estejam em ascensão e buscar se especializar em algum tipo de serviço.

Tabela 2 – Distribuição dos Prêmios nas Corretoras de Seguros

Mesmo com algumas mudanças nos hábitos de consumo, o uso de carro compartilhado, a popularização dos aplicativos de transporte, seguro auto popular e a criação de leis como a Lei do Desmonte, ainda não foi suficiente para uma alteração na concentração da distribuição de prêmios.

Aqui há um contraponto à diversificação: atuar em outros ramos e se especializar em algum tipo de serviço é importante para se destacar, mas é imprescindível saber fazer muito bem o que o setor já domina para nunca perder nenhuma oportunidade daquilo que representa a maior fatia de faturamento do mercado. Afinal, por mais competitivo que esteja o mercado dos seguros massificados, eles são a porta de entrada para possibilitar a oferta de outros seguros e até mesmo alguns produtos alternativos.

Outro fator importante para ficar atento é para onde estão sendo direcionados os investimentos das corretoras.  

Tabela 3 – Investimentos nos próximos 2 anos (% opções 1 e 2)

Das corretoras pesquisadas, 82% respondeu que faria investimentos nos próximos dois anos. Das 4 opções acima, pediu-se para indicarem quais os dois principais investimentos a serem feitos e a grande maioria indicou a tecnologia como 1º opção. 

Esse dado mostra a importância de se investir em tecnologia, ter um software que otimize a gestão da corretora e um CRM que garanta a qualidade no tratamento ao cliente. O Customer Relationship Manager (CRM) centraliza os dados e, como o próprio nome já diz, serve para fazer a gestão do relacionamento com o cliente. Lembra quando falamos da proposta do Ápice? Um dos principais diferenciais que sua corretora pode oferecer é o atendimento personalizado, conseguir acompanhar com facilidade todas as informações que envolvem o consumidor e oferecer sempre serviços que tenham o potencial de fazer a diferença na vida dele. Muito diferente de oferecer soluções genéricas e padronizadas que muitas vezes não vão estar em concordância com o interesse dos clientes, não é mesmo?

Além de ferramentas para auxiliar na gestão da corretora, o Ápice é um grande aliado para agilizar o processo comercial. Isso porque conta com um sistema multicálculo para realizar cotações em diversas seguradoras de maneira simultânea em ramos como auto, moto, caminhão, residencial, empresarial, condomínio e vida individual, a partir do preenchimento de um único formulário. A automatização desse processo proporciona realizar uma cotação em poucos segundos, de maneira simples e produtiva, incluindo ainda um elegante editor de orçamentos. Inclusive, a Infocap tem orgulho de dizer que foi pioneira na criação do CRM com multicálculo, mostrando que sempre estivemos atentos em buscar formas de aperfeiçoar a rotina de corretoras no que tange às demandas do mercado. 

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Artigo por

Sérgio dos Reis Junior
Diretor de Marketing da Infocap, atuando no mercado de seguros desde 1994.
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