4 ERROS QUE PODEM ESTAR SABOTANDO SUA ESTRATÉGIA DE VENDAS

Não raro nos deparamos com quem diga que vender é mais do que um ofício, é um talento. No entanto, ainda que seja indiscutível a importância da aptidão para as vendas é preciso ter cuidado para que esse excesso de segurança não ocasione pequenas negligencias em relação a sua estratégia de negócios.

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Não raro nos deparamos com quem diga que vender é mais do que um ofício, é um talento. No entanto, ainda que seja indiscutível a importância da aptidão para as vendas é preciso ter cuidado para que esse excesso de segurança não ocasione pequenas negligencias em relação a sua estratégia de negócios. Evite sua auto-sabotagem, confira erros comuns que podem ser facilmente evitados nesse quesito:

1) Ignorar a importância da presença digital: não há mais espaço para enxergar o espaço que a internet proporciona como apenas mais uma vitrine de divulgação de ofertas. Cada vez mais o ambiente digital tem se posicionado como um um poderoso ambiente para conquistar vendas. Para de perder oportunidades reais: preocupe-se em produzir conteúdos e falar da forma adequada com o seu público.

2) Negligenciar a interação com seu prospect: hoje em dia manter um relacionamento com seus clientes está cada vez mais fácil. Ferramentas de contato como o whatsApp, bem como e-mails, blogs, redes sociais devem ser utilizadas de forma a se aproximar e ajudar seu público. Mais uma vez o importante é não se limitar apenas a divulgar produtos e serviços, mas estabelecer vínculos que demonstrem ao seu cliente que você está ouvindo.

3) Não entender seu público alvo: um dos principais insucessos das estratégias de venda atuais está em achar – erroneamente – que se sabe com que está falando. O seu público alvo é um conjunto de pessoas que são potenciais consumidores dos seus produtos. Este conjunto é composto por dados demográficos, geográficos, psicográficos e comportamentais, que constituem um perfil ideal de pessoas adeptas ao seu produto ou serviço.

Quando falamos em vendas precisamos pensar que um serviço ou produto nunca irá agradar a todos, nem deve. Por isso, todo negócio precisa ter clareza na hora de identificar seu público-alvo, caso contrário, pode ocorrer um desperdício de esforços em pessoas que não estão interessadas em sua oferta e/ou que não contemplam o perfil necessário para a aquisição do seu produto.

4) Não ter metas definidas: parece obvio, mas as vezes a definição de objetivos claros passa desapercebido pela estratégia de venda de muitos corretores. A meta não precisa ser aquela coisa chata e imposta, ela deve ser feita levando em conta a capacidade do vendedor, o tempo médio que ele gasta para fazer uma venda e os recursos que lhe são oferecidos para isso.

Além de pequenos ajustes na estratégia do seu negócio, manter-se atualizado com soluções de TI direcionadas para a assertividade e eficiência do mercado de corretagem de seguros é uma das formas de evitar gargalos de produtividade, bem como atingir clientes de forma mais assertiva. Conheça nossas soluções hoje mesmo e esteja um passo a frente da concorrência.

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Artigo por

Charles Poltronieri
Fundador e CEO da Infocap TI, atua no mercado de seguros desde 1985, sendo professor da Escola de Negócios e Seguros há mais de 20 anos, onde ministra as disciplinas de Gestão Empresarial para Corretores de Seguros e Noções de Informática. Apaixonado por tecnologia, formado em Ciência da Computação, Pós Graduado em Análise de Sistemas e com MBA em Gestão Empresarial pela FGV/RJ. A base da experiência foi adquirida trabalhando na área de TI de 3 seguradoras (Novoseguro, União de Seguros e Bradesco Seguros).
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