A Infocap tem o objetivo de atender o mercado como um todo, tanto corretoras grandes que precisam de muitas ferramentas para melhor gerir a organização, como corretoras menores onde o foco está em uma abordagem mais simplificada e que precisam de um software intuitivo, de fácil usabilidade, que permita à corretora oferecer um tratamento personalizado como diferencial. Essa é a proposta do Ápice, um sistema CRM com multicálculo que centraliza as informações importantes para acompanhar os clientes e permite realizar as cotações da maneira mais otimizada possível.
É evidente que há situações ainda mais desafiadoras para corretoras de pequeno porte e profissionais autônomos, mas esse é o grupo que representa a maioria do mercado e merece nossa atenção.
Tabela 1 – Quantidade de Funcionários das Corretoras de Seguros
Os dados acima sobre quantidade de funcionários tem uma amostragem de 1435 sociedades corretoras de seguros, sendo que 75% do total de respostas são das regiões Sul e Sudeste do Brasil.
Como podemos observar na tabela acima do 4º Estudo Socioeconômico das Empresas Corretoras de Seguros (4º ESECS-PJ), realizado pela Fenacor e divulgado no ano de 2019, a média de funcionários nas corretoras do país é de aproximadamente 4 colaboradores, sendo que 20% das corretoras de seguros do Brasil são compostas apenas pelo próprio corretor autônomo. Assim, com um quadro de funcionários reduzido e uma carteira de clientes menor quando comparada às grandes empresas, as corretoras de pequeno porte devem buscar, além do atendimento personalizado citado anteriormente, a diversificação para fazer frente à concorrência.
O seguro de automóvel, por exemplo, já é muito explorado e não mostra muito potencial para diferenciar um negócio e fazê-lo se destacar, evidenciando que é interessante atuar em ramos que estejam em ascensão e buscar se especializar em algum tipo de serviço.
Tabela 2 – Distribuição dos Prêmios nas Corretoras de Seguros
Mesmo com algumas mudanças nos hábitos de consumo, o uso de carro compartilhado, a popularização dos aplicativos de transporte, seguro auto popular e a criação de leis como a Lei do Desmonte, ainda não foi suficiente para uma alteração na concentração da distribuição de prêmios.
Aqui há um contraponto à diversificação: atuar em outros ramos e se especializar em algum tipo de serviço é importante para se destacar, mas é imprescindível saber fazer muito bem o que o setor já domina para nunca perder nenhuma oportunidade daquilo que representa a maior fatia de faturamento do mercado. Afinal, por mais competitivo que esteja o mercado dos seguros massificados, eles são a porta de entrada para possibilitar a oferta de outros seguros e até mesmo alguns produtos alternativos.
Outro fator importante para ficar atento é para onde estão sendo direcionados os investimentos das corretoras.
Tabela 3 – Investimentos nos próximos 2 anos (% opções 1 e 2)
Das corretoras pesquisadas, 82% respondeu que faria investimentos nos próximos dois anos. Das 4 opções acima, pediu-se para indicarem quais os dois principais investimentos a serem feitos e a grande maioria indicou a tecnologia como 1º opção.
Esse dado mostra a importância de se investir em tecnologia, ter um software que otimize a gestão da corretora e um CRM que garanta a qualidade no tratamento ao cliente. O Customer Relationship Manager (CRM) centraliza os dados e, como o próprio nome já diz, serve para fazer a gestão do relacionamento com o cliente. Lembra quando falamos da proposta do Ápice? Um dos principais diferenciais que sua corretora pode oferecer é o atendimento personalizado, conseguir acompanhar com facilidade todas as informações que envolvem o consumidor e oferecer sempre serviços que tenham o potencial de fazer a diferença na vida dele. Muito diferente de oferecer soluções genéricas e padronizadas que muitas vezes não vão estar em concordância com o interesse dos clientes, não é mesmo?
Além de ferramentas para auxiliar na gestão da corretora, o Ápice é um grande aliado para agilizar o processo comercial. Isso porque conta com um sistema multicálculo para realizar cotações em diversas seguradoras de maneira simultânea em ramos como auto, moto, caminhão, residencial, empresarial, condomínio e vida individual, a partir do preenchimento de um único formulário. A automatização desse processo proporciona realizar uma cotação em poucos segundos, de maneira simples e produtiva, incluindo ainda um elegante editor de orçamentos. Inclusive, a Infocap tem orgulho de dizer que foi pioneira na criação do CRM com multicálculo, mostrando que sempre estivemos atentos em buscar formas de aperfeiçoar a rotina de corretoras no que tange às demandas do mercado.
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Os gráficos e dados usados para fazer as análises do artigo são do estudo (ESECS-PJ) mais recente realizado pela Fenacor, que é a Federação Nacional dos Corretores de Seguros Privados e de Resseguros, de Capitalização, de Previdência Privada, das Empresas Corretoras de Seguros e de Resseguros, é uma entidade sindical em grau superior, fundada em 25 de outubro de 1968, com sede na cidade do Rio de Janeiro, Brasil, tendo sido reconhecida como entidade coordenadora dos interesses da categoria econômica dos Corretores de Seguros.