As mídias digitais com anúncios pagos estão cheias de oportunidades para alavancar resultados com o marketing digital para corretores de seguros. Acredite: existem opções para todos os bolsos e onde você só paga pelo que dá resultado.
Neste artigo vou explicar resumidamente sobre anúncios no Google e em redes sociais, e como recorrer a banners e vários outros formatos para gerar tráfego rapidamente e aumentar a visibilidade da sua corretora de seguros na internet.
O que são anúncios pagos?
Os anúncios pagos são todas as formas de promoção onde você investe algum dinheiro para veicular conteúdo em um espaço e atingir um determinado público-alvo. São links patrocinados, anúncios em redes sociais, vídeos e banners que aumentam sua visibilidade, geram tráfego para o seu site e alcançam pessoas que ainda não conhecem seu trabalho.
Na mídia tradicional os exemplos clássicos são os panfletos, anúncios em revistas e jornais, outdoors, os comerciais de rádio e televisão.
No entanto, quando você ouve falar em anúncios pagos atualmente, em 90% das vezes, a pessoa está se referindo à mídia digital, onde esse conceito é usado com frequência.
Basicamente, você paga para veicular conteúdos da sua empresa nesses espaços, com o objetivo de ter um alcance maior, atingir um público específico e tornar sua corretora mais conhecida.
Como funciona os anúncios pagos para corretores de seguros?
O tráfego pago funciona de forma simples: você determina um orçamento, seleciona um público-alvo e paga por ações que o usuário realiza, como cliques e visualizações. É o chamado PPC, que significa basicamente pagar por clique.
Mídia paga x mídia orgânica x mídia própria
No marketing digital, temos três principais tipos de mídia: mídia paga, mídia própria e mídia orgânica.
A mídia própria, por outro lado, é todo canal de propriedade da sua empresa, como seu site, blog e redes sociais onde você tem praticamente 100% de controle sobre ela e pode promover os conteúdos que desejar a qualquer momento (desde que respeitando políticas de publicidade).
Na prática, a mídia orgânica é o “engajamento” que suas mídias próprias e mídias pagas geram entre o público.
São avaliações positivas, menções, compartilhamentos, recomendações e qualquer mídia espontânea que sua marca gera na internet, como resultado de seus esforços de marketing.
Falando em avaliações positivas, uma das principais estratégias que você pode aplicar na sua corretora de seguros é utilizar as avaliações dos clientes na sua página do Google Meu Negócio. Nós já publicamos aqui no Blog Infocap um artigo com dicas de como acessar e criar gratuitamente sua página no Google, se ainda não leu acesse clicando neste link e coloque em prática o quanto antes.
Quando você combina mídia própria e anúncios pagos para corretores de seguros, tem um combo com alto potencial de sucesso, que é o objetivo principal no marketing digital.
Para todos os bolsos
Como eu sempre digo, o marketing digital é para todos os bolsos, e mesmo os anúncios pagos podem se adaptar a qualquer orçamento, sendo possível fazer anúncios com valores de R$5, R$10, R$100 ou R$500, praticamente não há limites.
Conforme for sendo feita a análise do desempenho das campanhas e observando os resultados, você pode ir expandindo os orçamentos. Afinal, o marketing deve ser visto como uma área de investimento da sua corretora, e não como um custo.
No Google Ads e Facebook Ads, você pode impactar muitas pessoas com um valor relativamente baixo, desde que segmente muito bem o público-alvo das campanhas e saiba estruturar de maneira correta as campanhas. Na dúvida, contrate um especialista em marketing digital para auxiliar e orientar você nesse trabalho.
Variedade de formatos
Você tem inúmeras opções de formatos para divulgar sua marca com a mídia paga, desde um anúncio na rede de pesquisa do Google (um dos melhores tipos de anúncios que existem) ou até um banner em um site acessado pelo seu público.
Dentro do Google Ads, por exemplo, há opções de anúncios em textos, imagens em formatos responsivos e também no formato de vídeos.
Já o Facebook Ads oferece formatos de imagem, vídeo, carrossel, experiência instantânea, coleção e muito mais.
Para resultados rápidos, os anúncios são o caminho
Uma das principais vantagens dos anúncios pagos para corretores de seguros é que seus resultados são praticamente imediatos, pois a partir do momento em que você anuncia, já está aparecendo para o seu público e gerando cliques e tráfego.
Com os anúncios pagos você pega um “atalho” para divulgar seu negócio e pode se destacar dos seus concorrentes em curto prazo, sem depender somente da autoridade e tráfego orgânico para conseguir visibilidade, o que geralmente leva bastante tempo e demanda um trabalho consistente até acontecer.
A grande diferença: resultados mensuráveis.
Eu considero as métricas de resultados como a principal vantagem dos anúncios pagos em relação à mídia tradicional, pois ela fornece dados precisos sobre sua audiência e sobre os resultados alcançados.
Assim, utilizando o marketing digital e anúncios pagos você tem uma estratégia 100% mensurável e personalizável.
Logo, conhecendo as métricas das ferramentas de anúncios, basta recorrer aos dados para tomar decisões e aproveitar ao máximo o potencial dos anúncios pagos.
Você pode segmentar seu público-alvo nos anúncios pagos
Com os anúncios pagos, você tem inúmeras opções de segmentação para encontrar o público-alvo correto, com o máximo de detalhamento. Embora no marketing para corretoras de seguros, que tem portfólios bastante variados, eu recomendo que a estratégia se inicie focando na segmentação por região.
Com essa estratégia, você consegue fortalecer muito sua presença na sua região de atuação e depois passa a expandir as campanhas com foco em cada ramo de seguro que sua corretora atende.
Uma estratégia bem aplicada de anúncios pagos, como consequência, terá muitos dados para identificar quais são os públicos que dão mais retorno e também os novos nichos de mercado que sua corretora pode explorar para vender mais seguros.
Conclusão sobre anúncios pagos para corretores de seguros
Os anúncios pagos podem e devem fazer parte das suas estratégias de marketing, mas só ela não é suficiente, aprender outras técnicas de marketing ou contratar um profissional capacitado da área vai ajudar muito para sua corretora de seguros conquistar autoridade, gerar tráfego de forma consistente e atrair leads.
Para entender mais sobre o assunto você pode conferir o Papo Pra Corretor episódio #6, sobre marketing digital para Corretores de Seguros.
Os anúncios pagos para corretores de seguros são ótimos para trazer resultados imediatos e fazer lançamentos pontuais, mas a base do seu marketing digital deve ser o conteúdo relevante.