Como usar #hashtags nas redes sociais

Neste artigo vamos abordar o uso de hashtags nas suas postagens nas redes sociais e como fazer isso de forma correta.

Compartilhe

Neste artigo vamos abordar o uso de hashtags nas suas postagens nas redes sociais e como fazer isso de forma correta.

O que é hashtag?

Hashtag é um termo associado a tópicos que podem ser pesquisados em redes sociais, inserindo o símbolo do “jogo da velha” (#) antes da palavra, frase ou expressão. A hashtag permite que todas as publicações em redes sociais que usem uma mesma hashtag possam ser mais facilmente encontradas.

Você já usou uma hashtag ou percebeu o uso de algumas em posts nas redes sociais, fato. Mas você sabe a função de uma hashtag e como ela pode impactar no alcance das suas postagens? É isso que vamos explicar e ajudar você a aumentar o alcance das suas publicações de hoje em diante.

Uma das melhores ferramentas de divulgação da sua empresa ou negócio são as redes sociais, e para que você use da melhor forma, não basta ser criativo, pois existem muitos detalhes que devem ser observados, como o tipo de conteúdo, frequência, formato, mensagem ou textos, links, e também as famosas hashtags.

Pesquisando conteúdos por hashtags

Na prática, você vai até a barra de pesquisa e digita por exemplo #seguros, (dica: nunca escreva hashtags com espaços, isso está errado!), em seguida comece a seguir essa hashtag, feito isso, as publicações que forem marcadas com essa hashtag vão aparecer com mais frequência para que você possa acompanhar. Ou seja, elas são usadas para organizar e distribuir conteúdos de forma mais padronizada e contextualizada.

Em 2009, o Twitter começou a hiperlinkar qualquer palavra antecedida por cerquilhas. Ou seja, tornou-se possível clicar sobre a hashtag e ser apresentado a uma lista de conteúdos marcados com ela. Já em 2010, a rede social deu início aos Trending Topics, que são os assuntos mais comentados, reunindo as 10 hashtags mais utilizadas no momento. Como a estratégia deu certo, outras redes sociais também começaram a utilizar a hashtag, como o Facebook e o Instagram.

Usando hashtags nos seus conteúdos

Para segmentar seus conteúdos usando as hashtags, é necessário primeiro analisar qual é o público que você pretende alcançar, no caso da nossa empresa, como somos fornecedores de Sistemas para Corretoras de Seguros, de acordo com nossas pesquisas, duas das hashtags que os muitos corretores de seguros utilizam e seguem são: #corretoradeseguros e #seguros, então para que nossos conteúdos apareçam mais, colocamos essas e outras hashtags nas nossas publicações. Mas observe que esse não seria o caso para você que pretende alcançar clientes em potencial, no seu caso, como corretor de seguros, usar nas suas postagens hashtags que tem a ver com sua região de atuação ou assuntos relevantes para o seu público alvo, faz muito mais sentido.

Faça testes

Aqui vai uma dica prática: a partir de hoje e durante as próximas semanas, faça postagens inserindo uma hashtag que tem a ver com sua cidade. Após esse período, verifique como foi o alcance e as interações que obteve. Quando trata-se de marketing, tudo precisa ser validado pelo teste, afinal, as coisas na internet e redes sociais são muito dinâmicas e os padrões mudam com bastante frequência.

É muito fácil utilizar uma hashtag, mas existem práticas que podem tornar o seu uso mais efetivo, enquanto outras que vão em direção oposta e prejudicam seus resultados. De tempos em tempos volte à pesquisa e verifique se suas hashtags estão tendo o efeito desejado e se for o caso substitua uma ou outra.

Embora a principal função das hashtags seja organizar o conteúdo, existem maneiras corretas de utilizá-las em cada rede social. De maneira geral, usar muitas hashtags no Twitter ou no Facebook é ineficaz. Já no Instagram, quanto mais hashtags utilizar, melhores resultados terá. Você não pode simplesmente usar qualquer hashtag sem critério. É preciso que esteja dentro do tema proposto, ou não será eficiente.

Esperamos que você tenha gostado destas dicas. Use sua criatividade, pesquise, observe a concorrência, experimente e teste diferentes hashtags, com certeza vai notar o impacto no alcance das suas publicações

Aproveite agora para seguir nosso perfil no Instagram.

Bons negócios corretor!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Artigo por

Mateus Fernandes
Analista de Marketing da Infocap
Tabela de conteúdo